Data: 5 a 16 Jul
Docente responsável: Abel Barros Baptista
Docente: Madalena Lobo Antunes
Docente: Maria do Céu Estibeira
Acreditação pelo CCPFC: Sim - Formação geral e adequada (dimensão científica e pedagógica): Professores do Grupo 300.
Ensino a Presencial
 Ensino Presencial (Se as condições sanitárias permitirem)

____

• Reavaliar a importância de Fernando Pessoa no contexto do Modernismo português e europeu;
  • Apresentar novas propostas interpretativas sobre a obra de Fernando Pessoa;
  • Reforçar conhecimentos relativamente aos conceitos de heteronímia e da obra ortónima;
  • Repensar a abordagem didática ao autor.

• Fernando Pessoa no seu tempo;
  • A Desconstrução da heteronímia: propostas interpretativas e abordagens possíveis;
  • A ficção do “Dia Triunfal”;
  • A Mensagem: Novas Leituras;
  • A Singularidade do Mestre Caeiro;
  • Novas propostas sobre Álvaro de Campos;
  • Ricardo Reis Reconsiderado;
  • Fernando Pessoa para o século XXI: recursos digitais.

Pré requisitos

____

Recomenda-se algum conhecimento prévio sobre a obra de Fernando Pessoa. Este curso destina-se maioritariamente a docentes do ensino secundário mas poderá também ser frequentado por docentes de outros níveis de ensino ou até por interessados pela obra do autor que não sejam docentes.

____

• Feijó, António, Uma Admiração pastoril pelo Diabo (Pessoa e Pascoaes), Lisboa: Imprensa Nacional- Casa da Moeda, 2015.
  • Martins, Fernando Cabral (coord.), Dicionário de Fernando Pessoa e do Modernismo Português, Lisboa: Editorial Caminho, 2008.
  • Sepúlveda, Pedro, Os livros de Pessoa, Lisboa: Ática, 2014.

PROPINA

____

Ver tabela em informações úteis

docentes

____

Madalena Lobo Antunes é doutorada em Literatura Portuguesa pela NOVA FCSH com uma bolsa da FCT, com uma tese sobre a consciência no Livro do Desassossego. Faz parte da equipa do projeto de investigação “Estranhar Pessoa: Um escrutínio das pretensões heteronímicas” como membro do IELT (Instituto de Estudos de Literatura e Tradição). Tem publicado sobre Fernando Pessoa, James Joyce e Virginia Woolf, entre outros autores. Mais recentemente, desenvolve um projeto de Mestrado em Antropologia no CRIA (Centro em Rede de Antropologia) sobre o valor simbólico da obra de arte.

Maria do Céu Estibeira é professora de português do ensino básico e secundário; professora auxiliar na Escola Superior de Educação Almeida Garrett. Doutorada em Estudos da Literatura e da Cultura pela FLUL. Membro do IELT e da Equipa “Estranhar Pessoa”, tem vindo a realizar investigação na área dos Estudos Pessoanos, dedicando o seu trabalho ao estudo da marginalia do poeta. Tem participado em congressos nacionais e internacionais e publicado artigos em revistas literárias e de atas.

• Centro Luís Krus – Formação ao Longo da Vida
  • Cursos da Escola de Verão (EV)

As nossas redes

Para quem quer estar mais próximo do que está a acontecer