Data: 3 a 14 Jul 2023
Docente responsável: Abel Barros Baptista
Docente: Madalena Lobo Antunes
Docente: Maria do Céu Estibeira
Acreditação pelo CCPFC: Sim - Formação geral e adequada (dimensão científica e pedagógica): Professores do Grupo 300.
e-learning
Este curso vai ser lecionado na modalidade de Ensino e-learning

____

• Reavaliar a importância de Fernando Pessoa no contexto do Modernismo português e europeu;
  • Apresentar novas propostas interpretativas sobre a obra de Fernando Pessoa;
  • Reforçar conhecimentos relativamente aos conceitos de heteronímia e da obra ortónima;
  • Repensar a abordagem didática ao autor.

• Fernando Pessoa no seu tempo;
  • A desconstrução da heteronímia: propostas interpretativas e abordagens possíveis;
  • A ficção do “Dia Triunfal”;
  • A Mensagem: Novas Leituras;
  • A Singularidade do Mestre Caeiro;
  • Novas propostas sobre Álvaro de Campos;
  • Ricardo Reis Reconsiderado;
  • Fernando Pessoa para o século XXI: recursos digitais.

Pré requisitos

____

Recomenda-se algum conhecimento prévio sobre a obra de Fernando Pessoa.

____

• Feijó, António, Uma Admiração pastoril pelo Diabo (Pessoa e Pascoaes), Lisboa: Imprensa Nacional- Casa da Moeda, 2015.
  • Martins, Fernando Cabral (coord.), Dicionário de Fernando Pessoa e do Modernismo Português, Lisboa: Editorial Caminho, 2008.
  • Sepúlveda, Pedro, Os livros de Pessoa, Lisboa: Ática, 2014.
  • ZENITH, Richard; Pessoa: uma biografia, Lisboa: Quetzal, 2022.

PROPINA

____

Ver tabela em informações úteis.

docentes

____

Madalena Lobo Antunes tem um doutoramento em Literatura Portuguesa, com uma tese sobre o “Livro do Desassossego” de Fernando Pessoa. É membro da Equipa do Projeto “Estranhar Pessoa” e tem publicado sobre a relação entre Fernando Pessoa e vários autores dos Modernismos Europeus. Os seus estudos incluem ainda a relação de Fernando Pessoa com o trabalho, tanto biograficamente como através dos seus textos. Recentemente acrescentou a Antropologia da Arte e a relação entre Literatura e Antropologia aos seus interesses de investigação.

Maria do Céu Estibeira é doutorada em Estudos da Literatura e da Cultura pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Mestre em Literatura Comparada e membro da equipa “Estranhar Pessoa” (NOVA FCSH), do IELT e do IEMO (FCSH). Participou em diversos congressos em Portugal e no Estrangeiro (Oxford, Cambridge, Londres, Bangor, Pádua, Cardiff, Edimburgo, Paris, Barcelona, Ann Harbor, Iowa) e publicou artigos em múltiplas revistas literárias. Prepara a publicação do volume “A marginalia de Fernando Pessoa”. Professora do Ensino Básico Secundário e Superior (Instituto Politécnico de Santarém e Universidade Lusófona de Lisboa); formadora de professores na FCSH (Universidade Nova de Lisboa).

• Centro Luís Krus – Formação ao Longo da Vida
  • Cursos da Escola de Verão (EV)