
Estudos Humanitários: Novos Desafios e Atores – 2022/2023
Ensino Presencial (Se as condições sanitárias permitirem)
Objetivos
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Valorizar a diversificação da oferta formativa e contribuir, através da formação contínua, para a atualização permanente de conhecimentos e desenvolvimento de competências práticas de utilidade e aplicabilidade em respostas humanitárias efetivas contribuindo para o desenvolvimento e/ou consolidação de qualificações nas áreas da ajuda humanitária, cooperação para o desenvolvimento, segurança e paz. Produzir uma reflexão integrada dos desafios inerentes às dinâmicas políticas e de conflito no Sul Global, em particular em crises e conflitos em curso, e proporcionar um enfoque não apenas na intervenção humanitária mas também na ação humanitária de emergência e no nexo ajuda humanitária , paz e segurança.
Programa
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1º Semestre
MÓDULO |
ÁREA TEMÁTICA |
DOCENTE (S) |
DATAS |
História do Humanitarismo: Do Filantropismo às Respostas Globais |
– Ação Humanitária – A História de uma Política Pública. – Contexto Humanitário: Tipologia de Riscos. – Sistema Internacional Humanitário: privação de direitos na evolução das respostas globais. – Resposta e Atores Humanitários: Atores públicos, nacionais e internacionais, e Atores não Estatais. |
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setembro: 30 outubro: 7; 14 e 21 |
Migração Ambiental e Conflitos – Contextos e Desafios da Ajuda Humanitária |
– Secas, Fomes, Saúde e Nutrição. – Género e Cultura, Proteção. – Desigualdades sociais. – Ambiente e a Redução do Risco de Desastre. |
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outubro: 28 novembro: 4; 11 e 18
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– Ação Humanitária e Intervenção Humanitária. – Direito Internacional Humanitário e os Conflitos Armados. – Direitos Humanos, Refugiados e a Dignidade Humana: proteção de indivíduos em fuga de perseguição e conflitos. – MC 4 Direito Penal Internacional: a Justiça e a Impunidade crimes de guerra e contra a humanidade. |
novembro: 25 dezembro: 2; 09 e 16
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2º Semestre
MÓDULO |
ÁREA TEMÁTICA |
DOCENTE(S) |
DATAS |
– Pacificação e Transição: Comissões de Verdade e Reconciliação e Programas de Desarmamento, Desmobilização e Reintegração (DDR). – Reconstrução Pós-Conflito e pós-desastres naturais em África. – Reconstrução Pós-Conflito e pós-desastres naturais no Médio Oriente e Ásia. – Reconstrução Pós-Conflito e pós-desastres naturais no Médio Oriente e Ásia. |
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fevereiro: 24 março: 3; 10 e 17 |
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– Direitos Humanos e Democracia: abordagens e perspetivas alternativas. – Golpes de Estado, Autoritarismo e Recessão da Democracia. – Modelos Ocidentais e Modelos Não Ocidentais em rivalidade: Fim da condicionalidade política da ajuda e primazia dos interesses económicos. – Modelos Ocidentais e Modelos Não Ocidentais em rivalidade: Evolução da Ajuda Pública Desenvolvimento e da Ajuda Humanitária. |
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março: 24 e 31 abril: 14 e 21 |
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– Desafios na Segurança e Proteção Humanitária: Privatização da segurança e ciberdefesa. – Competências de comunicação na Ação Humanitária na era digital: Estados, empresários e atores da sociedade civil como Movimentos sociais de protesto. – As diferentes Políticas Públicas Internacionais e a Concorrência entre Atores. – Liderança e Género na Ação Humanitária. |
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abril: 28 maio: 5; 12 e 19
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bibliografia
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- Allen, T. M., Anna; & Radice, Henry (Ed.). (2018). Humanitarianism: A Dictionary of Concepts. Routledge.
- Almeida Costa, Teresa. 2022. A Institucionalização da Política Pública Portuguesa de Cooperação, 1974-1999. A Path Dependence, a Racionalidade Limitada dos Decisores, os Interesses Divergentes dos Actores e a Pressão Internacional – Factores de Causalidade da Impreparação Institucional da Política. (Edições Almedina: Coimbra).
- Droege, Cordula. 2012. ‘Get Off My Cloud: Cyber Warfare, International Humanitarian Law, and the Protections of Civilians’, International Review of the Red Cross, 94: 533-78.
- Howard, L. M. (2019). Power in Peacekeeping. New York: Cambridge University Press.
- Kaufman, Zachary D. and Philip Clark (2008), After Genocide: Transitional Justice, Post-Conflict Reconstruction, and Reconciliation in Rwanda and Beyond. London: Hurst.
PREÇÁRIO
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Por Módulo – Público em geral: 75 €* | Associado INATEL/ACP: 60 €*| Estudantes NOVA FCSH 2022/2023 (licenciaturas, mestrados e doutoramentos): 60 € | Alumni NOVA FCSH/Estudantes de outras instituições de ensino superior: 60 €*
*Acresce ao valor o seguro escolar (2,50 €)
NÚMERO DE CRÉDITOS (MEDIANTE AVALIAÇÃO)
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- Para estudantes universitários: 1 ECTS / Módulo (European Credit Transfer and Accumulation System)
Regime de avaliação
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Presencial escrita.
NOTA: Os estudantes que queiram ser avaliados e obter o crédito ECTS, deverão informar no início de cada módulo o docente dessa opção. Os estudantes que assistam a pelo menos a 3/4 das sessões podem pedir um certificado de participação [6 €].
INSCRIÇÃO
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Até 6 dias úteis antes do início de cada módulo.
- Online através da plataforma inforestudante;