26
Jan
Data: 26 Jan a 5 Fev
Horário: 26 de janeiro das 17h00 às 21h00 | 27, 28, 29 de Janeiro, 2, 3, 4, 5 de fevereiro das 17h30 às 20h30
Duração: 25h | 2 ECTS
Morada: NOVA FCSH |
Área: Línguas, Literaturas e Culturas
Docente responsável: Teresa Araújo
Docente: João Ferreira Gomes
Acreditação pelo CCPFC: Sim - Formação geral e adequada (dimensão científica e pedagógica): Professores dos Grupos 200, 210, 220, 300
Ensino Presencial
Este curso vai ser lecionado na modalidade de Ensino Presencial

 

Objetivos

____

  • Estimular a expressão narrativa do universo interior.
  • Promover o conhecimento da especificidade e das estruturas da narrativa ficcional.
  • Criar competências de criação da escrita narrativa ficcional: construção e desenvolvimento de um conto.
  • Capacitar para o desenvolvimento do processo de edição de uma narrativa ficcional.
  • Incentivar a reflexão crítica sobre o processo de criação e as composições produzidas.

Nota: a natureza do curso é eminentemente prática, não se encontrando previstas abordagens especificamente teóricas.

 

Programa

____

Sessão 1

Apresentação: Motivações dos Formandos. Brevíssima abordagem às Teorias da Criatividade (segundo Wallas, Barron, Kaufman e Runco). Escrever palavras segundo imagens de tipo Rorschach. Escrever expressões simples segundo imagens de objetos e paisagens.

Sessão 2

Excertos de Story, de Mckee. Numa amálgama de palavras e imagens escolher algumas e construir um texto pequeno mas livre. Escrever sobre imagens que apresentam pessoas em interações várias.

Sessão 3

A Personagem na Narrativa. Tipologia das Personagens. Usar uma ficha semelhante ao Questionário Proust para ajudar a definir facetas, características e até episódios da personagem.

Sessão 4

Esquema das personagens, explicitando as principais e as secundárias, e mostrando as relações entre elas. O Tempo como categoria da narrativa. Estruturar uma narrativa. Esquema com a Linha do Tempo, explicitando os momentos chave em que os estados de coisas da personagem se alteram.

Sessão 5

O papel dos diálogos. Num ponto da linha de tempo, inserir um diálogo entre duas das personagens, num momento de tensão. A diferença entre mostrar e contar. Os ingredientes da narrativa.

Sessão 6

Reflexões sobre o conto (excertos de autores sobre esse género) Leitura e comentário de partes dos contos dos formandos. Citações da Poética de Aristóteles respeitantes ao enredo e estrutura.

Sessão 7

Fechar a narrativa. Unir ou eliminar pontas soltas. Leitura e comentário dos contos dos formandos.

Sessão 8

Continuação da leitura e comentário dos contos finalizados Editar e rever um conto. Reflexões. Avaliação.

 

PRÉ-REQUISITOS

____

Os formandos deverão ter espírito de abertura e estar dispostos a experimentar escrever num ambiente descontraído.

Devem ainda levar o material de escrita com que se sintam mais confortáveis.

 

Bibliografia

____

  • CARVALHO, Mário, Quem Disser o Contrário é Porque Tem Razão, 2015, Porto, Porto Editora.
  • MANCELOS, João de, 2010, Introdução à Escrita Criativa, Lisboa, Colibri.
  • McKEE, Robert, Story, 1997, Nova Iorque, Harper Collins.
  • MULLAN, John, 2008, How Novels Work, Oxford University Press, Oxford.
  • WOOD, James, A Mecânica da Ficção, 2010, Lisboa, Quetzal.

 

PROPINA

____

Ver tabela em Informações úteis.

 

docentes

____

Teresa Araújo – Professora Associada com Agregação da NOVA|FCSH. Leciona e dedica a sua investigação à literatura portuguesa, especialmente dos séculos XVII-XVIII e de tradição memorial. Neste âmbito, tem dirigido projetos de investigação financiados e, entre as suas últimas publicações, encontra-se “Ensinar por decreto e por “diálogo”: manuais oratorianos dos meados de Setecentos”, Limite. Revista de Estudios Portugueses y de la Lusofonía, 11.1 (2017) e “Avances hacia una más antigua edición del florilegio deTortajada”, Abenámar. Cuadernos de la Fundación Ramón Menéndez Pidal, 1 (2016).

João Ferreira Gomes – Doutorado em Estudos Portugueses, História do Livro e Crítica Textual, pela NOVA|FCSH, tendo anteriormente o Mestrado em Edição de Texto e a Licenciatura em Estudos Portugueses na mesma Faculdade. Frequentou também o curso de Engenharia de Minas no IST, Arquitetura na FAL e o curso de desenho do Ar. Co. Integra o centro de investigação IELT da NOVA|FCSH, fazendo parte da sua Comissão Editorial. Ministra cursos de Escrita Criativa, desde o fim dos anos noventa. Com o pseudónimo Rafael Dionísio publicou dez livros, estando na forja mais um livro de contos. No ano letivo de 2016/2017 lecionou várias cadeiras a vários anos da Licenciatura de Português, entre as quais “Redação “ e “Português Avançado”, na Jilin Huaquiaio University of Foreign Languages, Changchun, China. Recentemente acabou uma investigação na Casa Fernando Pessoa, no tratamento de dados da Coleção José Blanco.

  • Centro Luís Krus – Formação ao Longo da Vida
  • Cursos de ANO NOVO (CAN)

As nossas redes

Para quem quer estar mais próximo do que está a acontecer