
Escrita Criativa: Conto – Turma B
Este curso vai ser lecionado na modalidade de Ensino Presencial
Objetivos
____
- Estimular a expressão narrativa do universo interior.
- Promover o conhecimento da especificidade e das estruturas da narrativa ficcional.
- Criar competências de criação da escrita narrativa ficcional: construção e desenvolvimento de um conto.
- Capacitar para o desenvolvimento do processo de edição de uma narrativa ficcional.
- Incentivar a reflexão crítica sobre o processo de criação e as composições produzidas.
Nota: a natureza do curso é eminentemente prática, não se encontrando previstas abordagens especificamente teóricas.
Programa
____
Sessão 1
Apresentação: Motivações dos Formandos. Brevíssima abordagem às Teorias da Criatividade (segundo Wallas, Barron, Kaufman e Runco). Escrever palavras segundo imagens de tipo Rorschach. Escrever expressões simples segundo imagens de objetos e paisagens.
Sessão 2
Excertos de Story, de Mckee. Numa amálgama de palavras e imagens escolher algumas e construir um texto pequeno mas livre. Escrever sobre imagens que apresentam pessoas em interações várias.
Sessão 3
A Personagem na Narrativa. Tipologia das Personagens. Usar uma ficha semelhante ao Questionário Proust para ajudar a definir facetas, características e até episódios da personagem.
Sessão 4
Esquema das personagens, explicitando as principais e as secundárias, e mostrando as relações entre elas. O Tempo como categoria da narrativa. Estruturar uma narrativa. Esquema com a Linha do Tempo, explicitando os momentos chave em que os estados de coisas da personagem se alteram.
Sessão 5
O papel dos diálogos. Num ponto da linha de tempo, inserir um diálogo entre duas das personagens, num momento de tensão. A diferença entre mostrar e contar. Os ingredientes da narrativa.
Sessão 6
Reflexões sobre o conto (excertos de autores sobre esse género) Leitura e comentário de partes dos contos dos formandos. Citações da Poética de Aristóteles respeitantes ao enredo e estrutura.
Sessão 7
Fechar a narrativa. Unir ou eliminar pontas soltas. Leitura e comentário dos contos dos formandos.
Sessão 8
Continuação da leitura e comentário dos contos finalizados Editar e rever um conto. Reflexões. Avaliação.
PRÉ-REQUISITOS
____
Os formandos deverão ter espírito de abertura e estar dispostos a experimentar escrever num ambiente descontraído.
Devem ainda levar o material de escrita com que se sintam mais confortáveis.
Bibliografia
____
- CARVALHO, Mário, Quem Disser o Contrário é Porque Tem Razão, 2015, Porto, Porto Editora.
- MANCELOS, João de, 2010, Introdução à Escrita Criativa, Lisboa, Colibri.
- McKEE, Robert, Story, 1997, Nova Iorque, Harper Collins.
- MULLAN, John, 2008, How Novels Work, Oxford University Press, Oxford.
- WOOD, James, A Mecânica da Ficção, 2010, Lisboa, Quetzal.
PROPINA
____
Ver tabela em Informações úteis.
docentes
____
Teresa Araújo – Professora Associada com Agregação da NOVA|FCSH. Leciona e dedica a sua investigação à literatura portuguesa, especialmente dos séculos XVII-XVIII e de tradição memorial. Neste âmbito, tem dirigido projetos de investigação financiados e, entre as suas últimas publicações, encontra-se “Ensinar por decreto e por “diálogo”: manuais oratorianos dos meados de Setecentos”, Limite. Revista de Estudios Portugueses y de la Lusofonía, 11.1 (2017) e “Avances hacia una más antigua edición del florilegio deTortajada”, Abenámar. Cuadernos de la Fundación Ramón Menéndez Pidal, 1 (2016).
João Ferreira Gomes – Doutorado em Estudos Portugueses, História do Livro e Crítica Textual, pela NOVA|FCSH, tendo anteriormente o Mestrado em Edição de Texto e a Licenciatura em Estudos Portugueses na mesma Faculdade. Frequentou também o curso de Engenharia de Minas no IST, Arquitetura na FAL e o curso de desenho do Ar. Co. Integra o centro de investigação IELT da NOVA|FCSH, fazendo parte da sua Comissão Editorial. Ministra cursos de Escrita Criativa, desde o fim dos anos noventa. Com o pseudónimo Rafael Dionísio publicou dez livros, estando na forja mais um livro de contos. No ano letivo de 2016/2017 lecionou várias cadeiras a vários anos da Licenciatura de Português, entre as quais “Redação “ e “Português Avançado”, na Jilin Huaquiaio University of Foreign Languages, Changchun, China. Recentemente acabou uma investigação na Casa Fernando Pessoa, no tratamento de dados da Coleção José Blanco.