19
Jul
Data: 19 a 29 Jul
Horário: 19 de julho das 17h00 às 21h00 | 20, 21, 22, 26, 27, 28 e 29 de julho das 17h30 às 20h30
Duração: 25h | 2 ECTS
Morada: NOVA FCSH | Sala B 301
Área: Línguas, Literaturas e Culturas
Docente responsável: Teresa Araújo
Docente: João Ferreira Gomes
Acreditação pelo CCPFC: Sim - Formação geral e adequada (dimensão científica e pedagógica): Professores dos Grupos 200, 210, 220, 300.
Ensino Presencial
 Ensino Presencial (Se as condições sanitárias permitirem)

 

Objetivos

____

  • Estimular a expressão narrativa do universo interior;
  • Promover o conhecimento da especificidade e das estruturas da narrativa ficcional;
  • Criar competências de criação da escrita narrativa ficcional: construção e desenvolvimento de um conto;
  • Capacitar para o desenvolvimento do processo de edição de uma narrativa ficcional;
  • Incentivar a reflexão crítica sobre o processo de criação e as composições produzidas.

Nota: a natureza do curso é eminentemente prática, não se encontrando previstas abordagens especificamente teóricas.

 

Programa

____

Sessão 1

Apresentação: Motivações dos Formandos. Brevíssima abordagem às Teorias da Criatividade (segundo Wallas, Barron, Kaufman e Runco). Escrever palavras segundo imagens de tipo Rorschach. Escrever expressões simples segundo imagens de objetos e paisagens.

Sessão 2

Excertos de Story, de Mckee. Numa amálgama de palavras e imagens escolher algumas e construir um texto pequeno mas livre. Escrever sobre imagens que apresentam pessoas em interações várias.

Sessão 3

A Personagem na Narrativa. Tipologia das Personagens. Usar uma ficha semelhante ao Questionário Proust para ajudar a definir facetas, características e até episódios da personagem.

Sessão 4

Esquema das personagens, explicitando as principais e as secundárias, e mostrando as relações entre elas. O Tempo como categoria da narrativa. Estruturar uma narrativa. Esquema com a Linha do Tempo, explicitando os momentos chave em que os estados de coisas da personagem se alteram.

Sessão 5

O papel dos diálogos. Num ponto da linha de tempo, inserir um diálogo entre duas das personagens, num momento de tensão. A diferença entre mostrar e contar. Os ingredientes da narrativa.

Sessão 6

Reflexões sobre o conto (excertos de autores sobre esse género) Leitura e comentário de partes dos contos dos formandos. Citações da Poética de Aristóteles respeitantes ao enredo e estrutura.

Sessão 7

Fechar a narrativa. Unir ou eliminar pontas soltas. Leitura e comentário dos contos dos formandos.

Sessão 8

Continuação da leitura e comentário dos contos finalizados Editar e rever um conto.

Reflexões.

Avaliação.

 

Bibliografia

____

  • CARVALHO, Mário, Quem Disser o Contrário é Porque Tem Razão, 2015, Porto, Porto Editora.
  • MANCELOS, João de, 2010, Introdução à Escrita Criativa, Lisboa, Colibri
  • McKEE, Robert, Story, 1997, Nova Iorque, Harper Collins.
  • WOOD, James, A Mecânica da Ficção, 2010, Lisboa, Quetzal.

 

Pré requisitos

____

Os formandos deverão ter espírito de abertura e estar dispostos a experimentar escrever num ambiente descontraído. Devem ainda levar o material de escrita com que se sintam mais confortáveis.

 

PROPINA

____

Ver tabela em informações úteis

 

docentes

____

João Ferreira Gomes s é doutorado em Estudos Portugueses, História do Livro e Crítica Textual, pela NOVA FCSH, tendo anteriormente o Mestrado em Edição de Texto e a Licenciatura em Estudos Portugueses na mesma Faculdade. Frequentou também o curso de Engenharia de Minas no IST, Arquitetura na FAL e o curso de desenho do Ar.Co. Integra o centro de investigação IELT da NOVA FCSH. Em 2016/2017 leccionou várias cadeiras a vários anos da Licenciatura de Português, entre as quais “Redação “ e “Português Avançado”, na Jilin Huaquiaio University of Foreign Languages, Changchun, China. Recentemente acabou uma investigação na Casa Fernando Pessoa, no tratamento de dados da Coleção José Blanco. Com o pseudónimo Rafael Dionísio publicou dez livros (poesia em prosa, ficção, conto) . Atualmente trabalha numa trilogia de romances.

Teresa Araújo é Professora Associada com Agregação da NOVA FCSH na área da literatura portuguesa. A sua investigação concentra-se em géneros breves, especialmente no romanceiro e na fábula. Além da direção de projetos de investigação, tem entre as suas publicações mais recentes “Primeiras leituras de um par de coletâneas de biografias femininas do século XVIII”, in João C. V. Pereira (dir.), Stéréotypes de genre et identités sexuelles dans le monde lusophone: de l’acceptation à la contestation, Paris, 2019 e “Floresta de varios romances, tres ediciones inesperadas del siglo XVII”, in Floresta de varios romances, México, 2019.

  • Centro Luís Krus – Formação ao Longo da Vida
  • Cursos da Escola de Verão (EV)

As nossas redes

Para quem quer estar mais próximo do que está a acontecer