Data: 12 a 30 Jul
Área: Comunicação, Política, Linguagem e Filosofia
Docente responsável: Dora dos Santos Silva
Docente: Luís Álvaro da Silva Fernandes
Acreditação pelo CCPFC: Sim - Formação geral e adequada (dimensão científica e pedagógica): Professores dos Grupos 240, 530, 550 e 600.
Ensino a Distância
Este curso vai ser lecionado na modalidade de Ensino a distância

____

O objetivo geral do curso é dotar os formandos de conhecimentos no domínio dos media digitais, concretamente na aquisição de competências para planificar campanhas e elaborar recursos gráficos para disseminação digital.

Objetivos específicos:

• Compreender e aplicar os princípios gerais do design gráfico e retórica visual;
  • Compreender e desenvolver planos de divulgação;
  • Compreender e desenvolver imagética para disseminação nos media digitais e redes sociais;
  • Desenvolver e aplicar através de um projeto de comunicação visual os conhecimentos adquiridos.

Sessão 1

Fundamentos do design gráfico e retórica visual.

Sessão 2

Introdução aos tipos de letra (typography); Introdução ao conceito de Imagemaking.

Sessão 3

Design e marketing digital: modos e meios.

Sessão 4

Comunicação estratégica: planificação.

Sessão 5

Media digitais e media sociais: abordagens possíveis na conceptualização da imagética.

Sessão 6

Início ao desenvolvimento do projeto.

Sessão 7

Aplicação: desenvolvimento do projeto #2.

Sessão 8

Aplicação: desenvolvimento do projeto #3.

Sessão 9

Validação e discussão dos resultados.

Sessão 10

Apresentação dos projetos; Q&A.

____

• Tondreau, B. (2019). Layout Essentials Revised and Updated: 100 Design Principles for Using Grid. Rockport Publishers.
  • Charlesworth, A. (2020). Absolute Essentials of Digital Marketing. Absolute Essentials of Business and Economics. Routledge.
  • McGruer, D. (2020). Dynamic Digital Marketing: Master the World of Online and Social Media Marketing to Grow Your Business. Wiley.
  • Rana, N. P., et al. (2020). Digital And Social Media Marketing: Emerging Applications And Theoretical Development. Advances In Theory And Practice Of Emerging Markets. Springer.
  • Dyer, H. T. (2020). Designing the Social: Unpacking Social Media Design and Identity. Cultural Studies and Transdisciplinarity in Education 11. Springer Singapore.

PROPINA

____

Ver tabela em informações úteis

docentes

____

Dora dos Santos Silva é professora na NOVA FCSH, no Departamento de Ciências da Comunicação. É licenciada em Ciências da Comunicação, mestre em Cultura Contemporânea e Novas Tecnologias (ambos na NOVA FCSH) e doutorada em Media Digitais pelo programa internacional UT Austin | Portugal. Escreveu os livros “Cultura e Jornalismo Cultural – Tendências e Desafios no contexto das indústrias culturais e criativas” e “Innovation in European Journalism – The Case of Culture” (no prelo). Fora da academia, foi jornalista em publicações nacionais e internacionais e continua ainda a colaborar pontualmente com os media. O seu percurso incluiu também o guionismo, o copywriting e a gestão editorial de projetos multiplataforma. É coordenadora da Pós-Graduação em Comunicação de Cultura e Indústrias Criativas, coordenadora editorial do projeto de comunicação de cultura +Lisboa e investigadora do ICNOVA – Instituto de Comunicação da NOVA. A sua investigação foca-se na inovação nos media, jornalismo digital, comunicação de cultura e indústrias culturais e criativas.

Luís Álvaro da Silva Fernandes é Doutorando no programa de Digital Media (UT Austin|Portugal) pela NOVA FCSH. Foi bolseiro de investigação do CITI – Centro de Investigação para Tecnologias Interativas (CITI.PT) desde 2013, onde colaborou como arquiteto de informação nos diversos projetos, lecionando ainda UC’s no domínio da Arquitetura da Informação e UX em ciclos de estudos pós-graduados e cursos livres. Licenciado em Comunicação e Design Multimédia, freelancer e formador em vários domínios, há mais de 15 anos, foi depois de ter passado pela Terra das Ideias, onde colaborou como Web Designer e Motion Designer (2007-2009) que se apaixonou definitivamente pelo Design de Interação e pela conceptualização e desenvolvimento de interfaces pedagógicas. Atualmente centra a sua investigação no aperfeiçoamento de um modelo dinâmico de manuais escolares digitais, bem como na análise da interação e da experiência do aprendente (enhancing the learner experience) utilizando sistemas de e-learning.

• Centro Luís Krus – Formação ao Longo da Vida
  • Cursos da Escola de Verão (EV)

As nossas redes

Para quem quer estar mais próximo do que está a acontecer