
Desenho e Prototipagem de Aplicações Móveis
Este curso vai ser lecionado na modalidade de Ensino a Distância
Objetivos
____
O objetivo geral do curso é dotar os formandos de conhecimentos sólidos sobre os conceitos-chave necessários à concetualização e desenvolvimento de um protótipo de uma aplicação móvel.
Objetivos específicos:
- Compreender e aplicar os princípios gerais de: desenho, interação, experiência do utilizador e usabilidade aplicados aos dispositivos móveis;
- Compreender e desenvolver diagramas de planificação;
- Compreender e desenvolver a arquitetura da aplicação (wireframe);
- Desenvolver o protótipo da aplicação em baixa, média ou alta fidelidade.
Programa
____
Sessão 1
- Dispositivos; Layout; Navegação; Cor; Tipos de Letra; Som;
Sessão 2
- Formas; Movimento; Interação; Comunicação; Grids; Machine Learning;
Sessão 3
- Conceptualização e estrutura;
Sessão 4
- Diagramas de casos de uso aplicados ao conceito; início ao desenho da arquitetura da aplicação;
Sessão 5
- Desenho da arquitetura da aplicação e algoritmos de interação;
Sessão 6
- Desenvolvimento da arquitetura da informação da aplicação (wireframe);
Sessão 7
- Aplicação da camada de desenho ao wireframe;
Sessão 8
- Início ao desenvolvimento do protótipo;
Sessão 9
- Consolidação do protótipo, testes de Usabilidade e UX;
Sessão 10
- Apresentação dos protótipos e avaliação.
Requisitos Prévios
____
- Possuir computador (laptop – requisitos mínimos: processador dual core; 4 GB RAM).
- Interpretar textos de língua inglesa.
Bibliografia
____
- Martin L. M. (2019). A Book Apart Everyday Information Architecture. A Book Apart.
- Mostefaoui, G. K. & Tariq, F. (2019). Mobile Apps Engineering: Design, Development, Security, and Testing. Routledge.
- Robinson, S., Marsden, G., Jones, M. (2015). There’s not an app for that: mobile user experience design for life. Morgan Kaufmann, Elsevier Inc.
- Tondreau, B. (2019) Layout Essentials Revised and Updated: 100 Design Principles for Using Grids. Rockport Publishers.
- Whitaker, R. (2020). Developing Inclusive Mobile Apps: Building Accessible Apps for iOS and Android. Apress.
PROPINA
____
Ver tabela em Informações úteis.
docentes
____
Dora dos Santos Silva – Professora Auxiliar na NOVA|FCSH, no Departamento de Ciências da Comunicação. É licenciada em Ciências da Comunicação, mestre em Cultura Contemporânea e Novas Tecnologias (ambos na NOVA|FCSH) e doutorada em Media Digitais pelo programa internacional UT Austin | Portugal. Escreveu os livros “Cultura e Jornalismo Cultural – Tendências e Desafios no contexto das indústrias culturais e criativas” e “Innovation in European Journalism – The Case of Culture” (no prelo). Fora da academia, foi jornalista em publicações culturais nacionais e internacionais. O seu percurso incluiu também o guionismo, o copywriting e a gestão editorial de projetos culturais. É coordenadora do Observatório da Inovação nos Media, coordenadora da Pós-Graduação em Comunicação de Cultura e Indústrias Criativas, coordenadora editorial do projeto de comunicação de cultura+Lisboa e investigadora do ICNOVA – Instituto de Comunicação da NOVA. A sua investigação foca-se na inovação nos media, jornalismo cultural, e indústrias culturais e criativas. Site: www.dorasantossilva.com.
Luís Fernandes – IT Infrastructure, Systems & Applications Manager, UI, UX/IxD Designer Member of Interaction Design Foundation Digital Media Research Fellow at CITI & ICNOVA @ FCSH – UNL UT Austin|Portugal Digital Media PhD Candidate.