11
Jan
Data: 11 a 29 Jan
Horário: semanas de 11 a 15 janeiro e de 25 a 29 de janeiro | dias úteis das 18h00 às 20h30
Duração: 25h | 2 ECTS
Área: Recursos informáticos e digitais
Docente responsável: Dora dos Santos Silva
Docente: Luís Fernandes
Acreditação pelo CCPFC: Não
Ensino a Distância
Este curso vai ser lecionado na modalidade de Ensino a Distância

 

Objetivos

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O objetivo geral do curso é dotar os formandos de conhecimentos sólidos sobre os conceitos-chave necessários à concetualização e desenvolvimento de um protótipo de uma aplicação móvel.

Objetivos específicos:

  • Compreender e aplicar os princípios gerais de: desenho, interação, experiência do utilizador e usabilidade aplicados aos dispositivos móveis;
  • Compreender e desenvolver diagramas de planificação;
  • Compreender e desenvolver a arquitetura da aplicação (wireframe);
  • Desenvolver o protótipo da aplicação em baixa, média ou alta fidelidade.

 

Programa

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Sessão 1

  • Dispositivos; Layout; Navegação; Cor; Tipos de Letra; Som;

Sessão 2

  • Formas; Movimento; Interação; Comunicação; Grids; Machine Learning;

Sessão 3

  • Conceptualização e estrutura;

Sessão 4

  • Diagramas de casos de uso aplicados ao conceito; início ao desenho da arquitetura da aplicação;

Sessão 5

  • Desenho da arquitetura da aplicação e algoritmos de interação;

Sessão 6

  • Desenvolvimento da arquitetura da informação da aplicação (wireframe);

Sessão 7

  • Aplicação da camada de desenho ao wireframe;

Sessão 8

  • Início ao desenvolvimento do protótipo;

Sessão 9

  • Consolidação do protótipo, testes de Usabilidade e UX;

Sessão 10

  • Apresentação dos protótipos e avaliação.

 

Requisitos Prévios

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  • Possuir computador (laptop – requisitos mínimos: processador dual core; 4 GB RAM).
  • Interpretar textos de língua inglesa.

 

Bibliografia

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  • Martin L. M. (2019). A Book Apart Everyday Information Architecture. A Book Apart.
  • Mostefaoui, G. K. & Tariq, F. (2019). Mobile Apps Engineering: Design, Development, Security, and Testing. Routledge.
  • Robinson, S., Marsden, G., Jones, M. (2015). There’s not an app for that: mobile user experience design for life. Morgan Kaufmann, Elsevier Inc.
  • Tondreau, B. (2019) Layout Essentials Revised and Updated: 100 Design Principles for Using Grids. Rockport Publishers.
  • Whitaker, R. (2020). Developing Inclusive Mobile Apps: Building Accessible Apps for iOS and Android. Apress.

 

PROPINA

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Ver tabela em Informações úteis.

 

docentes

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Dora dos Santos Silva – Professora Auxiliar na NOVA|FCSH, no Departamento de Ciências da Comunicação. É licenciada em Ciências da Comunicação, mestre em Cultura Contemporânea e Novas Tecnologias (ambos na NOVA|FCSH) e doutorada em Media Digitais pelo programa internacional UT Austin | Portugal. Escreveu os livros “Cultura e Jornalismo Cultural – Tendências e Desafios no contexto das indústrias culturais e criativas” e “Innovation in European Journalism – The Case of Culture” (no prelo). Fora da academia, foi jornalista em publicações culturais nacionais e internacionais. O seu percurso incluiu também o guionismo, o copywriting e a gestão editorial de projetos culturais. É coordenadora do Observatório da Inovação nos Media, coordenadora da Pós-Graduação em Comunicação de Cultura e Indústrias Criativas, coordenadora editorial do projeto de comunicação de cultura+Lisboa e investigadora do ICNOVA – Instituto de Comunicação da NOVA. A sua investigação foca-se na inovação nos media, jornalismo cultural, e indústrias culturais e criativas. Site: www.dorasantossilva.com.

Luís Fernandes – IT Infrastructure, Systems & Applications Manager, UI, UX/IxD Designer Member of Interaction Design Foundation Digital Media Research Fellow at CITI & ICNOVA @ FCSH – UNL UT Austin|Portugal Digital Media PhD Candidate.

  • Centro Luís Krus – Formação ao Longo da Vida
  • Cursos de ANO NOVO (CAN)

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