
Curso Complementar de Formação em Filosofia
Este curso vai ser lecionado na modalidade de ensino Presencial
Objetivos
____
Módulos e áreas temáticas de escolha livre, podendo o estudante construir o seu percurso livremente. Pretende-se assim facultar aos participantes um espaço de abertura e de diálogo a respeito de questões marcantes na filosofia de hoje. Destina-se a interessados numa formação complementar em Filosofia; a licenciados noutras áreas de estudo; e/ou a “seniores” sem habilitação académica específica, mas que estejam motivados para a reflexão filosófica sobre temáticas da contemporaneidade.
Programa
____
1º Semestre
MÓDULO |
ÁREA TEMÁTICA |
DOCENTE (S) |
DATAS |
O Homem e o mundo |
Luís Aguiar de Sousa Pietro Gori Paolo Stellino |
setembro: 15; 22 e 29 outubro: 6 |
|
Morte e Suicídio |
Marta Faustino |
outubro: 13; 20 e 27 novembro: 3 |
|
Verdade e História |
Pietro Gori |
novembro: 10; 17 e 24 dezembro: 15 |
2º Semestre
MÓDULO |
ÁREA TEMÁTICA |
DOCENTE(S) |
DATAS |
O conceito de testemunha na arte e filosofia |
Antonio Cardiello |
fevereiro: 16 e 23 março: 1 e 8 |
|
A escolha de vida, a vida como escolha |
Bartholomew Ryan Gianfranco Ferraro
|
março: 15 e 22 abril: 5 e 12 |
|
Da consciência ao corpo |
Nélio Conceição Ana Falcato |
abril: 19 e 26 maio: 3 e 10 |
docentes
____
Ana Falcato é doutorada em Filosofia pela NOVA FCSH (2011). Entre 2013 e 2015 foi bolseira de investigação da Fundação Alexander von Humboldt, tendo desenvolvido trabalhos de pós-doutoramento na Johannes-Gutenberg Universität e na Universidade de Oxford. É atualmente investigadora doutorada contratada na NOVA FCSH, onde desenvolve um trabalho sobre a obra ficcional e ensaística de J.M. Coetzee, bem como investigação sistemática sobre os principais pensadores da Escola Fenomenológica e do Existencialismo Francês.
Ana Mira é professora adjunta convidada na Escola Superior de Teatro e Cinema, Instituto Politécnico de Lisboa e no Ar.Co – Centro de Arte e Comunicação Visual; e investigadora no IFILNOVA da NOVA FCSH, onde integra o grupo Estética e Filosofia da Arte do Culturelab. Estudou práticas somáticas e dança contemporânea na Europa e nos Estados Unidos. Completou o seu doutoramento em Filosofia /Estética NOVA de Lisboa (2014) sob orientação de José Gil, como investigadora visitante do Centre for Research in Modern European Philosophy, Kingston University e bolseira da Fundação para a Ciência e Tecnologia.
https://ifilnova.pt/pessoas/ana-mira/
Antonio Cardiello é investigador com um projeto de pós-doutoramento no IFILNOVA da NOVA FCSH onde é membro dos grupos de pesquisa “Art of Living Research Group” e “Lisbon Nietzsche Group” do CultureLab. As suas principais áreas de estudo são as perspetivas comparadas entre tradições filosóficas ocidentais e orientais e a filosofia de Fernando Pessoa, com particular interesse no seu Neo-paganismo.
https://www.ifilnova.pt/pt/pages/antonio-cardiello
Bartholomew Ryan é filosofo e músico, e o coordenador do grupo de pesquisa Formas de Vida e Práticas da Filosófia no IFILNOVA da NOVA FCSH. Publicou vários livros e ensaios interpenetrando filosofia e literatura. O livro mais recente intitula-se Fernando Pessoa and Philosophy: Countless Lives Inhabit Us (co-editor, 2021). É o autor do livro Kierkegaard´s Indirect Politics: Interludes with Lukács, Schmitt, Benjamin and Adorno (Brill, 2014); e está a escrever um livro sobre a filosofia na obra de James Joyce para Oxford University Press, e outro sobre Fernando Pessoa para Reaktion Books. Ensinou em várias universidades no Brasil, e em Berlin, Oxford, Aarhus, Croácia, Dublin, Lisboa, e Bishkek. É ainda membro da banda internacional The Loafing Heroes, da formação de áudio experimental Headfoot, e do projeto solo Loafing Hero.
Gianfranco Ferraro estudou Filosofia em Pisa (Itália) e Paris (França) e colabora há muitos anos com o IFILNOVA, no quadro das atividades dos grupos “Art of living” e “Arte, crítica e experiência estética”. Coordena atualmente o Grupo de investigação sobre “Conversão e educação” do Centro de Estudos Globais da Universidade Aberta (Lisboa), onde é também doutorando FCT com um projeto sobre as raízes antigas e as influências modernas dos “Exercícios espirituais” de Sto. Inácio de Loyola. O seu trabalho de investigação foca-se na questão da conversão, estudada a partir do âmbito filosófico, teológico, pedagógico e político. Neste quadro, escreveu vários ensaios sobre o pensamento de Foucault, Hadot, Weber, Nietzsche, Pessoa e sobre a tradição utópica. É também diretor da revista internacional de estudos utópicos “Thomas Project”.
Luís Aguiar de Sousa é investigador contratado do IFILNOVA da NOVA FCSH. É doutorado pela Universidade Nova de Lisboa com a tese O autoconhecimento da vontade. Um estudo sobre o conceito de subjetividade no sistema filosófico de Schopenhauer. É membro dos grupos de investigação “Lisbon Nietzsche Group” e “Art of Living Research Group”. O seu projeto de investigação atual incide sobre as noções de si próprio e ação em Schopenhauer, Nietzsche e Sartre. Foi várias vezes investigador visitante na Johannes Gutenberg Universität Mainz, na Alemanha. Foi editor principal do volume Phenomenological Approaches to Intersubjectivity and Values (Cambridge Scholars, 2019) e co-editor do volume Violence and Nihilism (de Gruyter, 2022). É, ainda, autor de vários artigos sobre Schopenhauer, Nietzsche e Merleau-Ponty.
Marta Faustino é investigadora contratada do IFILNOVA da NOVA FCSH, onde coordena o Art of Living Permanent Seminar (CultureLab). Estudou Ciências da Comunicação (2002) e Filosofia (2005) NOVA FCSH e doutorou-se em Filosofia (2013), na mesma universidade, com a dissertação “Nietzsche e a Grande Saúde. Para uma Terapia da Terapia”. Desenvolve atualmente um projeto individual sobre a filosofia como modo de vida, com especial foco em Nietzsche, Hadot e Foucault. De 2018 a 2022 coordenou o Art of Living Research Group e lidera atualmente, como Investigadora Principal, o Projeto Exploratório da FCT “Mapping Philosophy as a Way of Life: An Ancient Model, A Contemporary Approach”. É membro do LNG (Lisbon Nietzsche Group), do GIRN (Groupe International de Recherches sur Nietzsche), do HyperNietzsche, da Red Iberoamericana Foucault e da Mellon Philosophy as a Way of Life Network. É autora de vários artigos e ensaios sobre Nietzsche, Hadot, Foucault e os filósofos helenistas e co-editora de Nietzsche e Pessoa: Ensaios (Tinta-da-china, 2016), Rostos do Si: Autobiografia, Confissão, Terapia (Vendaval, 2019), The Late Foucault: Ethical and Political Questions (Bloomsbury, 2020) e Filosofia Como Modo de Vida: Ensaios Escolhidos (Edições 70, 2022).
Paolo Stellino é investigador no Instituto de Filosofia da NOVA FCSH (IFILNOVA) e professor convidado no Departamento de Filosofia da NOVA FCSH. Atualmente é responsável pelas unidades curriculares Filosofia e Cinema (Mestrado em Estética e Estudos Artísticos) e Introduction to Ethics (through Film) (English Curricula – Social Sciences and Humanities Track). As suas áreas de interesse são a história da filosofia (séculos XIX e XX, com especial atenção à filosofia de Friedrich Nietzsche), a ética (em particular, a filosofia do suicídio) e a filosofia do cinema. Interessa-se também pela relação entre filosofia e literatura. É coordenador do “Lisbon Nietzsche Group” e membro da associação “Hyper Nietzsche”, da “Red Iberoamericana de Estudios Nietzscheano” e do “Seminario Permanente Nietzscheano”. É também colaborador do “Internationale Nietzscheforschungsgruppe Stuttgart”. É autor dos livros Nietzsche and Dostoevsky: On the Verge of Nihilism (Peter Lang, 2015; trad. grega: Govostis, 2020) e Philosophical Perspectives on Suicide: Kant, Schopenhauer, Nietzsche, and Wittgenstein (Palgrave, 2020), e co-editor de vários livros, entre os quais Nietzsche et le relativisme (Ousia, 2019), Violence and Nihilism (de Gruyter, 2022) e The Oxford Handbook of the Philosophy of Suicide (Oxford University Press, publicação prevista em 2024). Tem publicado vários artigos em livros e em revistas internacionais. Realizou estadias de investigação nas seguintes universidades: Victoria University (Wellington), Ernst-Moritz-Arndt-Universität (Greifswald), McGill College (Montreal), Maison Française d’Oxford (Oxford), Humboldt-Universität zu Berlin (Berlin).
Pietro Gori (Ph.D. em Filosofia Moderna e Contemporânea, 2008) é investigador contratado no IFILNOVA da NOVA FCSH, onde é também docente convidado pelas cadeiras em Filosofia das Ciências e Filosofia do Conhecimento. É membro da associação “HyperNietzsche,” da “Red Iberoamericana de Estudios Nietzscheanos”, do “Seminario Permanente Nietzscheano”, da “Red Ibérica de Filosofia das Ciências”, e colaborador da “Internationale Nietzscheforschungsgruppe Stuttgart”. Entre 2017 e 2022, foi também coordenador do “Lisbon Nietzsche Group”. Os principais âmbitos da sua atividade académica são Filosofia Ocidental Moderna e Contemporânea; História e Filosofia da Ciência; Epistemologia; e Antropologia Filosófica. Neste contexto, Gori trabalhou particularmente sobre os representantes duma viragem anti-fundacionalista em filosofia (e.g. Friedrich Nietzsche, William James, e Ernst Mach), assim como sobre a filósofa da ciência inglesa Mary B. Hesse e a sua abordagem pós-empirista. As suas publicações incluem ensaios monográficos, coleções de ensaios, edições críticas de obras filosóficas, vários capítulos de livros e artigos em revistas internacionais.
Página institucional: https://ifilnova.pt/pessoas/pietro-gori/
Nélio Conceição é investigador integrado do IFILNOVA da NOVA FCSH, onde coordena o CultureLab. Doutorou-se em Filosofia (Estética) na NOVA FCSH (2013) com uma tese que trata da relação entre filosofia e fotografia. Os seus interesses de investigação incidem sobre a estética, a filosofia da arte e a filosofia contemporânea. Neste âmbito, tem trabalhado sobre o pensamento de autores como Walter Benjamin e Siegfried Kracauer, e sobre questões ligadas aos valores estéticos, ao conceito de jogo, à filosofia da fotografia e à filosofia da cidade, em particular na sua dimensão estética, social e política. Coeditou os volumes Aesthetics and Values: Contemporary Perspectives (Mimesis International, 2021) e Conceptual Figures of Fragmentation and Reconfiguration (IFILNOVA, 2021).
Nuno Fonseca é atualmente investigador integrado do IFILNOVA da NOVA FCSH e, no âmbito do Culturelab, coordena o grupo de investigação “Estética e Filosofia da Arte”. O seu principal foco de investigação é em Estética e Filosofia da Arte (experiência estética e valores), tanto no contexto da arte sonora como da experiência urbana. Paralelamente, continua, no entanto, a sua investigação sobre a Lógica de Port-Royal, sendo autor da sua primeira tradução e edição portuguesa, publicada pela Fundação Calouste Gulbenkian em 2016. Licenciado em Direito (1998) e em Filosofia (2004) pela Universidade de Coimbra, concluiu o Doutoramento em Filosofia (Epistemologia e Teoria do Conhecimento) na NOVA FCSH em 2012, trabalhando sobre questões de representação e perceção. Na NOVA FCSH tem lecionado disciplinas como Retórica e Argumentação, Arte e Experiência, vários cursos breves sobre Filosofia da Arte Sonora e da Música, Lógica e Epistemologia e, desde 2021, co-lecciona um curso sobre Estética da Cidade.
Página institucional: https://ifilnova.pt/pessoas/nuno-fonseca/
PREÇÁRIO
____
Por Módulo – Público em geral: 75 €* | Associado INATEL/ACP: 60 €*| Estudantes NOVA FCSH 2023/2024 (licenciaturas, mestrados e doutoramentos): 60 € | Alumni NOVA FCSH/Estudantes de outras instituições de ensino superior: 60 €*
*Acresce ao valor o seguro escolar – 7 euros.
NÚMERO DE CRÉDITOS (MEDIANTE AVALIAÇÃO)
____
- Para estudantes universitários: 1 ECTS / Módulo (European Credit Transfer and Accumulation System)
Regime de avaliação
____
Presencial escrita.
NOTA: Os estudantes que queiram ser avaliados e obter o crédito ECTS, deverão informar no início de cada módulo o docente dessa opção. Os estudantes que assistam a pelo menos a 3/4 das sessões podem pedir um certificado de participação [6 €].
INSCRIÇÃO
____
Até 6 dias úteis antes do início de cada módulo.
- Online através da plataforma inforestudante;