
Consciência linguística, leitura e escrita: estratégias de intervenção no pré-escolar e no primeiro ciclo
Objetivos
____
A oficina de formação tem como principais objetivos os seguintes:
- Promover a atualização científica e didática dos educadores e professores destinatários da ação sobre o desenvolvimento da linguagem oral e a aprendizagem da linguagem escrita antes e no início da aprendizagem formal, tendo em conta as orientações curriculares atuais (OCEPE 2016 e AE 2018) e investigação no domínio da linguística e do ensino da língua materna;
- Capacitar educadores e professores para o desenvolvimento de estratégias de avaliação e de intervenção que promovam o desenvolvimento da linguagem oral e a aprendizagem de competências de leitura e de escrita, em particular o desenvolvimento de materiais de diagnóstico a usar em sala de aula;
- Promover a articulação curricular no ensino da língua materna, criando dinâmicas de trabalho colaborativo entre educadores e professores do 1.º ciclo.
Programa
____
Partindo das orientações curriculares atualmente em vigor (OCEPE 2016, AE 2018) e procurando-se uma articulação entre conhecimento científico e conhecimento didático, o curso incidirá sobre os seguintes tópicos:
- Relações entre consciência linguística e competências de leitura e escrita:
- importância da consciência fonológica para a decifração (leitura) e para a dimensão gráfica e ortográfica (escrita);
- importância da consciência sintática para a compreensão (leitura) e para a dimensão textual (escrita).
- Desenvolvimento da leitura e da escrita:
- Dimensões da leitura: decifração e compreensão;
- Níveis de compreensão da leitura: compreensão literal, reorganização, compreensão inferencial, compreensão crítica;
- Dimensões da escrita: gráfica, ortográfica e textual;
- Fases do processo de escrita: planificação, textualização e revisão.
- Estratégias de intervenção para o desenvolvimento articulado da consciência linguística, da leitura e da escrita:
- Intervenção no pré-escolar: estratégias facilitadoras da emergência da linguagem escrita;
- Intervenção no primeiro ciclo (primeiro e segundo anos de escolaridade): estratégias promotoras da aprendizagem de diferentes dimensões da leitura e da escrita.
Bibliografia
____
- Barbeiro, L. F. & Pereira, L. A. (2007). O Ensino da Escrita: A Dimensão textual. Lisboa: DGIDC/ME;
- Giasson, J. (1993). A compreensão na leitura. Porto: Edições Asa;
- Jolibert, J. (coord.) (1988). Former des Enfants Producteurs de Textes. Paris: Hachette-Écoles;
- Sim-Sim, I. (2007). O ensino da leitura. A compreensão de textos. Lisboa: DGIDC/ME;
- Viana, F. L. & Ribeiro, I. (coords.) (2014). Falar, ler e escrever: propostas integradoras para Jardim de Infância. Lisboa: Santillana.
INSCRIÇÃO
____
Esta ação de formação destina-se exclusivamente aos educadores e professores que participam no projeto PIPALE desenvolvido pela NOVA FCSH.
CONTACTOS PARA INFORMAÇÕES
____
DOCENTES
____
Antónia Estrela – Professora Adjunta na Escola Superior de Educação de Lisboa e investigadora no Centro de Linguística da Universidade NOVA. É doutorada em linguística, na área da aquisição da linguagem. Desenvolve investigação em áreas como aquisição da linguagem, sintaxe e escrita. Coordenou o projeto AquiLing, financiado pela Gulbenkian, entre 2016 e 2018. Tem experiência como formadora de educadores de infância e professores de 1.º ciclo na área da aquisição da linguagem.
Joana Batalha – Professora Auxiliar Convidada no Departamento de Linguística da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas e investigadora no Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa. É doutorada em linguística, na especialidade de linguística e ensino de língua. Tem participado em diversos projetos ligados à aquisição e à didática da língua materna e não materna. Foi colaboradora do Ministério da Educação e do Instituto Camões na área do ensino do português. É formadora na área das Didáticas Específicas.
Maria Lobo – Professora Associada no Departamento de Linguística da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. É doutorada em Linguística, na área da sintaxe. Desenvolve investigação no CLUNL na área da sintaxe, da variação e da aquisição da linguagem, tendo participado em diversos projetos nacionais e internacionais. Tem colaborado na revisão de materiais didáticos para o ensino do português e em tarefas de consultoria na área da educação da língua materna.