11
Out
2022
Data: 11 Out 2022 a 31 Mai 2023
Horário: Terças- feiras com sessões previstas para os dias 11/10, 08/11, 13/12, 17/01, 07/02, 14/03, 18/04, 09/05
Duração: 25h
Morada: NOVA FCSH
Área: Educação e Ensino
Docente responsável: Maria Lobo
Docente responsável: Joana Batalha
Docente: Antónia Estrela
Acreditação pelo CCPFC: Sim - Formação geral e adequada (dimensão científica e pedagógica): Professores dos Grupos 100, 110 e 910.
Esta ação de formação destina-se exclusivamente aos educadores e professores que participam no projeto PIPALE desenvolvido pela NOVA FCSH | Oficina de Formação | Nº de horas acreditadas: 50 | Horas presenciais: 25 | Horas de trabalho autónomo: 25

 

Objetivos

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A oficina de formação tem como principais objetivos os seguintes:

  • Promover a atualização científica e didática dos educadores e professores destinatários da ação sobre o desenvolvimento da linguagem oral e a aprendizagem da linguagem escrita antes e no início da aprendizagem formal, tendo em conta as orientações curriculares atuais (OCEPE 2016 e AE 2018) e investigação no domínio da linguística e do ensino da língua materna;
  • Capacitar educadores e professores para o desenvolvimento de estratégias de avaliação e de intervenção que promovam o desenvolvimento da linguagem oral e a aprendizagem de competências de leitura e de escrita, em particular o desenvolvimento de materiais de diagnóstico a usar em sala de aula;
  • Promover a articulação curricular no ensino da língua materna, criando dinâmicas de trabalho colaborativo entre educadores e professores do 1.º ciclo.

 

Programa

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Partindo das orientações curriculares atualmente em vigor (OCEPE 2016, AE 2018) e procurando-se uma articulação entre conhecimento científico e conhecimento didático, o curso incidirá sobre os seguintes tópicos:

  1. Relações entre consciência linguística e competências de leitura e escrita:
  • importância da consciência fonológica para a decifração (leitura) e para a dimensão gráfica e ortográfica (escrita);
  • importância da consciência sintática para a compreensão (leitura) e para a dimensão textual (escrita).
  1. Desenvolvimento da leitura e da escrita:
  • Dimensões da leitura: decifração e compreensão;
  • Níveis de compreensão da leitura: compreensão literal, reorganização, compreensão inferencial, compreensão crítica;
  • Dimensões da escrita: gráfica, ortográfica e textual;
  • Fases do processo de escrita: planificação, textualização e revisão.
  1. Estratégias de intervenção para o desenvolvimento articulado da consciência linguística, da leitura e da escrita:
  • Intervenção no pré-escolar: estratégias facilitadoras da emergência da linguagem escrita;
  • Intervenção no primeiro ciclo (primeiro e segundo anos de escolaridade): estratégias promotoras da aprendizagem de diferentes dimensões da leitura e da escrita.

 

Bibliografia

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  • Barbeiro, L. F. & Pereira, L. A. (2007). O Ensino da Escrita: A Dimensão textual. Lisboa: DGIDC/ME;
  • Giasson, J. (1993). A compreensão na leitura. Porto: Edições Asa;
  • Jolibert, J. (coord.) (1988). Former des Enfants Producteurs de Textes. Paris: Hachette-Écoles;
  • Sim-Sim, I. (2007). O ensino da leitura. A compreensão de textos. Lisboa: DGIDC/ME;
  • Viana, F. L. & Ribeiro, I. (coords.) (2014). Falar, ler e escrever: propostas integradoras para Jardim de Infância. Lisboa: Santillana.

 

INSCRIÇÃO

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Esta ação de formação destina-se exclusivamente aos educadores e professores que participam no projeto PIPALE desenvolvido pela NOVA FCSH.

 

CONTACTOS PARA INFORMAÇÕES

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Professoras: Joana Batalha ou Maria Lobo

 

DOCENTES

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Antónia Estrela – Professora Adjunta na Escola Superior de Educação de Lisboa e investigadora no Centro de Linguística da Universidade NOVA. É doutorada em linguística, na área da aquisição da linguagem. Desenvolve investigação em áreas como aquisição da linguagem, sintaxe e escrita. Coordenou o projeto AquiLing, financiado pela Gulbenkian, entre 2016 e 2018. Tem experiência como formadora de educadores de infância e professores de 1.º ciclo na área da aquisição da linguagem.

Joana Batalha – Professora Auxiliar Convidada no Departamento de Linguística da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas e investigadora no Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa. É doutorada em linguística, na especialidade de linguística e ensino de língua. Tem participado em diversos projetos ligados à aquisição e à didática da língua materna e não materna. Foi colaboradora do Ministério da Educação e do Instituto Camões na área do ensino do português. É formadora na área das Didáticas Específicas.

Maria Lobo – Professora Associada no Departamento de Linguística da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. É doutorada em Linguística, na área da sintaxe. Desenvolve investigação no CLUNL na área da sintaxe, da variação e da aquisição da linguagem, tendo participado em diversos projetos nacionais e internacionais. Tem colaborado na revisão de materiais didáticos para o ensino do português e em tarefas de consultoria na área da educação da língua materna.

  • Centro Luís Krus – Formação ao Longo da Vida
  • Cursos Breves