Data: 5 a 9 Jul
Área: Comunicação, Política, Linguagem e Filosofia
Docente responsável: Isabel Lousada
Docente: Isabel Baltazar
Acreditação pelo CCPFC: Sim - Formação geral e adequada (dimensão científica e pedagógica): Professores dos 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário.
Ensino Presencial
Ensino Presencial (Se as condições sanitárias permitirem)

____

O curso “As grandes Figuras da Construção Europeia” tem como principais objetivos compreender a evolução da ideia de Europa ao longo do século XX, sobretudo durante a primeira metade de século, para dar visibilidade aos principais protagonistas na reflexão sobre a Europa e o seu futuro. Nesta investigação será mostrado que a construção europeia muito deve a vultos que fizeram a sua História, e, que para além de um olhar sobre a situação europeia do seu tempo, apresentaram, ainda, a sua posição sobre os acontecimentos, expressa quer na esfera privada quer na espera pública.

____

Os precursores do período entre-guerras.

• Richard de Coudenhove-Kalergi.
  • Aristide Briand.

Uma pioneira na defesa da unidade da Europa: Louise Weiss, a “europeia”.

• Combats pour l’ Europe.
  • L’ Europe nouvelle.

Os visionários da Europa.

• Jean Monnet.
  • Adenauer e De Gasperi.
  • Schuman e Spaak.

Os Federalistas.

• Altiero Spinelli.
  • Denis de Rougemont.

Um olhar sobre a Europa a partir de Portugal – um europeísmo feminino?

• Irene de Vasconcelos : uma pioneira portuguesa.
  • Elina Guimarães e a página feminista de Portugal Feminino.

As Mulheres e a Construção Europeia.

• As ideias federalistas e supracionais de Simone Veil.
  • Uma reflexão feminina sobre o Futuro da Europa – Maria Antonietta Macciocchi.

Reflexão Final: a herança dos fundadores da Europa para o futuro da Europa.

____

• Baltazar, Isabel e Cunha, Alice, (coord.), As Grandes Figuras da Construção Europeia, Lisboa, Assembleia da República, 2019.
  • BITSCH, Marie-Thérèse, Histoire de la construction européenne, Bruxelles, Editions Complexe,2001.
  • BOSSUAT, Gérard, Les Fondateurs de l’ Europe, Paris, Belin,1994.
  • MONNET, Jean, Mémoires, Paris, Fayard, 1976.
  • PÉREZ-BUSTAMANTE, Rogelio, Precursores de Europa, Madrid, Ed. autor, 1998.

PROPINA

____

Ver tabela em informações úteis

docentes

____

Isabel Baltazar é licenciada em Filosofia pela Universidade Católica Portuguesa (Lisboa, 1988), mestre em História Cultural e Política (1995), pela NOVA FCSH, e Doutorada em História e Teoria das Ideias, Especialidade de História das Ideias Políticas (2008), pela mesma Universidade, com uma tese intitulada Portugal e a Ideia de Europa. Pensamento Contemporâneo. É membro integrado do Instituto de História Contemporânea (IHC) da NOVA FCSH e colaboradora do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS 20), da Universidade de Coimbra.

Isabel Lousada (n. 1962, em Lisboa) é investigadora auxiliar de nomeação definitiva da NOVA  FCSH. Membro integrado da equipa de investigação do CICS.NOVA – Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da NOVA FCSH e colaboradora do CLEPUL – Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Licenciada em LLM – Línguas e Literaturas Modernas (1984), Mestre (1989) e Doutora (1999) em Estudos Comparados Anglo-Portugueses pela Universidade Nova de Lisboa.

• Centro Luís Krus – Formação ao Longo da Vida
  • Cursos da Escola de Verão (EV)

As nossas redes

Para quem quer estar mais próximo do que está a acontecer