Data: 8 Jul a 5 Ago
Horário: segundas e quartas-feiras das 12h00 às 15h00 | 8 de julho e 5 de agosto das 12h00 às 14h00
Duração: 25h | 2 ECTS
Morada: NOVA FCSH
Área: Línguas Literaturas e Culturas
Docente responsável: Teresa Araújo
Docente: Diogo Fernandes
Acreditação pelo CCPFC: Sim - Formação geral e adequada (dimensão científica e pedagógica): Professores do Grupo 300.
Ensino a distância
Este curso vai ser lecionado na modalidade de Ensino a Distância

____

• Promover uma revisão crítica do conto de autoria individual.
  • Prover a reflexão habilitada sobre a reinvenção do género operada no século XX.
  • Analisar criticamente práticas do conto novecentista.
  • Perspetivar a diversidade do conto no século XX, a partir do corpus em estudo.

____

Sessão 1: O debate das fronteiras do conto. Da unidade à pluralidade da ação narrativa e da concisão à amplitude do relato: A Filosofia da Composição, de Edgar Allan Poe, e Algunos aspectos del cuento, de Julio Cortázar.

Sessão 2:  Sobre o destino e o acaso: análise de Ficções, de Jorge Luis Borges.

Sessão 3: A inversão da normalidade e o caráter absurdo em Kafka: A Metamorfose.

Sessão 4: O percurso circular de um poeta: Os Passos Em Volta, de Herberto Helder.

Sessão 5: O sujeito fora de si: A Febre, de J. M. Le Clézio.

Sessão 6: Religião, espiritualidade, cultura e crueldade: Tudo o que sobe deve convergir, de Flannery O’Connor.

Sessão 7: A reinvenção da realidade em Julio Cortázar: Todos os Fogos o Fogo.

Sessão 8: O destino trágico e deslocado de uma personagem: Fugas, de Alice Munro.

Sessão 9: O fluxo de consciência: Contos, de Virginia Woolf.

____

• Kafka, Franz. “A Metamorfose”
  • Poe, Edgar Allan. “A Filosofia da Composição”
  • Cortázar, Julio. “Alguns aspectos do conto”

PROPINA

____

Ver tabela em Informações úteis.

docentes

____

Diogo Fernandes é atualmente doutorando de Estudos Portugueses na NOVA FCSH, encontrando-se a preparar uma tese sobre problemas genológicos do conto de autor. Traduziu Vicente Huidobro e Gabriela Mistral. Terminou o mestrado em Estudos Portugueses na mesma instituição, em 2012, com uma dissertação sobre o poeta José Agostinho Baptista. Foi bolseiro de investigação no Instituto de Estudos Medievais e no Instituto de Estudos de Literatura e Tradição da NOVA FCSH. A sua última comunicação, no colóquio internacional “O conto: o cânone e as margens”, intitula-se “Anti-contos: de Diderot a Sena”.

Teresa Araújo é Professora Associada com Agregação da NOVA FCSH. A sua atividade docente e de investigação incide sobre a literatura portuguesa dos séculos XVII-XIX e a literatura tradicional pan-hispânica. Neste âmbito, tem dirigido vários projetos de investigação financiados, publicado artigos em revistas nacionais e internacionais da especialidade e colaborado regularmente com Universidades estrangeiras.

• Centro Luís Krus – Formação ao Longo da Vida
  • Cursos da Escola de Verão (EV)

As nossas redes

Para quem quer estar mais próximo do que está a acontecer