Data: 5 a 9 Jul
Docente: Rui Pedro Julião
Acreditação pelo CCPFC: Não
Ensino Presencial
 Ensino Presencial (Se as condições sanitárias permitirem)

____

• Conhecer a oferta de soluções open source na área da informação geográfica;
  • Conhecer as ferramentas de gestão e edição de informação geográfica do software QGIS;
  • Implementar e desenvolver projetos de informação geográfica em QGIS.

____

Curso de formação em Aplicações de SIG em Open Source QGIS destina-se a técnicos de informação geográfica que pretendam conhecer ou aprofundar os seus conhecimentos na ferramenta QGIS. O curso será orientado para aplicação em áreas como a Geografia, a Gestão do território ou o Urbanismo. Serão abordados os tópicos essenciais, tais como:

• Apresentação e interface do software QGIS;
  • Criação de gestão de projetos;
  • Atributos e simbologia;
  • Criação de mapas temáticos e layouts;
  • Georreferenciação de dados raster;
  • Modelação 3D

____

• CARDOSO, João Francisco (2011): Modelo de dados geográficos para a Gestão do Território à escala municipal, Mestrado em Gestão do Território, FCSH/UNL.
  • DIAS, Rui Manuel (2006): Infra-Estruturas Municipais de Dados Espaciais, Mestrado em Estatística e Gestão de Informação, ISEGI/UNL.
  • QGIS User Guide http://docs.qgis.org/2.14/pdf/pt_PT/QGIS-2.14-UserGuide-pt_PT.pdf.

PROPINA

____

Ver tabela em Informações úteis.

docentes

____

João Francisco Cardoso – Mestre em Gestão do Território, área de especialização em Deteção Remota e Sistemas de Informação Geográfica (Modelo de Dados Geográfico para a Gestão do território à Escala Municipal), Pós-Graduado em Sistemas de Informação Geográfica, é coordenador do Gabinete de Informação Geográfica da Câmara Municipal do Montijo e investigador do CICS.Nova. Ao nível municipal desenvolve projetos na área da gestão do território, modelos de dados e análise espacial.
Coordena ainda o Grupo de Trabalho para Modernização Administrativa.

Rui Manuel Dias – Mestre em Estatística e Gestão de Informação, especialização em SIG (Infra-estruturas Municipais de Dados Espaciais), Pós-Graduado em Direito do Ordenamento, Urbanismo e Ambiente, é Técnico Superior de Geografia na Câmara Municipal de Odivelas (setor SIG) e investigador do CICS.Nova. Tem desenvolvido investigação na área das Infra-estruturas de Dados Espaciais (IDE), tendo sido o representante nacional da USIG (Associação dos Utilizadores de Informação Geográfica) na rede europeia eSDINet+. Ao nível municipal, foi delegado municipal nas Operações Censitárias Censos 2001 e Censos 2011 (INE), sendo atualmente Gestor de Metadados da CM Odivelas, e exercendo atividade na área de IDE, análise SIG, ordenamento do território, opensource, BD espaciais e plataformas colaborativas.

Rui Pedro Julião –  Doutorado em Geografia e Planeamento Regional (Novas Tecnologias em Geografia) é Professor Auxiliar do Dep. de Geografia e Planeamento Regional da NOVA FCSH, Professor Auxiliar Convidado da NOVA IMS e investigador do CICS.NOVA. Foi, de 2002 a 2012, Subdiretor-Geral do Instituto Geográfico Português (investigação e desenvolvimento, cadastro, informática, documentação e Sistema Nacional de Informação Geográfica). É autor de várias publicações (cerca de 60) incluindo livros, capítulos em livros, artigos e comunicações editadas ao nível nacional e internacional e participa regularmente nas principais conferências nacionais e internacionais dos domínios da ciência e sistemas de informação geográfica como orador e moderador de sessão, bem como ao nível da organização.

• Centro Luís Krus – Formação ao Longo da Vida
  • Cursos da Escola de Verão (EV)

As nossas redes

Para quem quer estar mais próximo do que está a acontecer