Data: 20 a 24 Jul
Docente responsável: Rui Pedro Julião
Docente: Rui Pedro Julião
Docente: Rui Santos
Acreditação pelo CCPFC: Sim - Formação geral e adequada (dimensão científica e pedagógica): Professores dos Grupos 200,420 e 530
Ensino a distância
Este curso vai ser lecionado na modalidade de Ensino a Distância

____

Possibilitar que todos facilmente descubram, utilizem, façam, e partilhem os seus mapas e análises a partir de qualquer dispositivo, em qualquer lugar, em qualquer momento. Criar formulários com conteúdos geográficos, apresentar os resultados em painéis de controlo, criar aplicações (Web, Android, iOS, Windows) personalizadas e sem saber programar.

____

1. Introdução aos SIG (Sistemas de Informação Geográfica).
2. Diferenças entre SIG no Desktop (ArcGIS Pro e ArcMap), SIG na Nuvem (ArcGIS Online) e SIG num Servidor (ArcGIS Enterprise).
3. ArcGIS: uma plataforma colaborativa.
4. Publicação de mapas online através do ArcGIS Desktop (ArcGIS Pro e/ou ArcMap)
5. A interface do ArcGIS Online: Pesquisar dados, Consultar a Galeria, Visualizar Mapas, Visualizar Mapas em 3D, Visualizar Histórias contadas com mapas, Menu de Ajuda.
6. Criar Mapas no ArcGIS Online.
7. Criar formulários no ArcGIS Online com conteúdos geográficos para serem utilizados na web.
8. Adicionar Dados a partir: da plataforma; atlas interativo, outros servidores, ficheiros (GPS, Texto/CSV, Shapefile); criar dados de raiz.
9. Associar gráficos, imagens, vídeos a mapas.
10. Criar uma apresentação geográfica.
11. Partilhar Mapa e/ou Apresentação.
12. Embeber o Mapa e/ou Apresentação numa página da internet.
13. Diferentes modelos e aplicações disponíveis.
14. Contar histórias com mapas. Utilização de alguns modelos para contar histórias com mapas.
15. Criar formulários com conteúdos geográficos para serem utilizados em diferentes dispositivos (Android, iOS, Windows) em modo com e sem acesso à internet através do Survey123 e do Collector for ArcGIS.
16. Utilização de mapas dinâmicos integrados em ferramentas de produtividade (Folhas de cálculo, Apresentação de diapositivos) utilizando o ArcGIS Maps for Office.
17. Configuração de Painéis de Controlo com diferentes tipos de gráficos (sectogramas, barras, medidores, etc.) sobre mapas dinâmicos. Com estes Painéis de Controlo conseguiremos controlar também o trabalho de várias equipas de campo em tempo
real. Será utilizado o Operations Dashboard for ArcGIS.
18. Criação de aplicações web sem necessidade de programação. Criação de aplicações para diferentes dispositivos, (Android,iOS, Windows) sem necessidade de programação.

PROPINA

____

Ver tabela em Informações úteis.

docentes

____

Rui Pedro Julião – Doutorado em Geografia e Planeamento Regional (Novas Tecnologias em Geografia) é Professor Auxiliar do Dep. de Geografia e Planeamento Regional da FCSH, Professor Auxiliar Convidado da NOVA IMS e investigador do CICS.NOVA. Foi, de 2002 a 2012, Subdiretor-Geral do Instituto Geográfico Português (investigação e desenvolvimento, cadastro, informática, documentação e Sistema Nacional de Informação Geográfica). É autor de várias publicações (cerca de 60) incluindo livros, capítulos em livros, artigos e comunicações editadas ao nível nacional e internacional e participa regularmente nas principais conferências nacionais e internacionais dos domínios da ciência e sistemas de informação geográfica como orador e moderador de sessão, bem como ao nível da organização.

Rui Santos – Licenciado em Geografia e Planeamento Regional (NOVA FCSH) e com experiência profissional em SIG superior a 17 anos. Atualmente, Consultor e GeoMentor responsável pelo mercado de Ensino e Cultura na Esri Portugal, Sistemas e Informação Geográfica S.A. Anteriormente também trabalhou outros mercados nomeadamente Agricultura, Ambiente, Arquitetura, Arqueologia, Cartografia, Defesa e Segurança, Empreendimentos Turísticos, Engenharia, Florestas, Formação, Gás, Logística, Planeamento Regional e Urbano, e Telecomunicações. Foi responsável pela Formação da Esri Portugal entre Janeiro de 2013 a Janeiro de 2015. Participa/participou em vários projetos, designadamente: “Projecto Nós Propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica” (Co-coordenador do Projeto); “Joint Doctorate in Geoinformatics – Enabling Open Cities” (Programa Marie Curie do H2020 refª. 642332 – GEO-C); “Projecto Lisboa a Baku” (www.lisboa2baku.com); MOOC TecGeo da NOVA IMS (Consultor Tecnológico); MOOC Going Places with Spatial Analysis da Esri (Formador/Assistente); “Castelos da Bandeira de Portugal” (http://www.arcgis.com/home/item.html?id=20170ee0dfef4bdb96ef010425939bd4).

• Centro Luís Krus – Formação ao Longo da Vida
  • Cursos da Escola de Verão (EV)

As nossas redes

Para quem quer estar mais próximo do que está a acontecer