Data: 5 a 9 Set 2022
Docente: Rita Mourão
Acreditação pelo CCPFC: Não
Ensino presencial
Ensino Presencial (Se as condições sanitárias permitirem)

____

Este curso tem como objetivo uma abordagem inicial à análise de dados quantitativa, com recurso ao SPSS. Irá ajudar alunos, docentes e investigadores na análise de dados das suas teses e dissertações, bem como profissionais no que respeita à realização de relatórios. Esta análise permitirá, também, uma reflexão dos conteúdos e será uma linha orientadora para a concretização de projetos de investigação. Irá entregar, assim, componentes concetuais e metodológicas, sendo de particular relevância, uma vez que a análise de dados quantitativa é, atualmente, amplamente utilizada na área das Ciências Sociais.

____

1. Os dados em ciências sociais (instrumentos e métodos de recolha de informação).
  2. Preparação de bases de dados (construir bases de dados; construir tabelas; construir gráficos; construção de variáveis).
  3. Estatística Descrita (Análise univariada e análise bivariada).
  4. Teoria das Probabilidades (introdução à inferência estatística).
  5. Distribuição amostral (distribuição normal, amostragem, dimensão da amostra).

____

• Maroco, J. e R. Bispo (2003), Estatística aplicada às ciências sociais e humanas, Lisboa, Climepsi Editores.
  • Reis, E. (2008), Estatística Descritiva, Lisboa, Sílabo, 7ª ed.
  • Reis, E., P. Melo, R. Andrade e T. Calapez (1997), Estatística Aplicada, vols. 1 e 2, Lisboa, Sílabo, 3ª ed.

pré-requisitos

____

É importante que o público-alvo seja constituído por alunos, docentes, investigadores ou profissionais das áreas das ciências sociais que pretendam ter os conhecimentos básicos na área da estatística e de análise de dados, com recurso ao SPSS.

Pretendo propor um segundo curso que será a continuação deste.

PROPINA

____

Ver tabela em informações úteis.

docentes

____

Rita Mourão é doutorada em Estudos de Comunicação, pelo ISCTE-IUL. Pós-graduação em Análise de dados, pelo ISCTE-IUL. Licenciada em Psicologia e Mestre em Psicologia Social e das Organizações. Docente no Instituto Politécnico de Portalegre e na Escola Superior de Comunicação Social-IPL. Investigadora integrada no ICNOVA, Universidade Nova de Lisboa. Autora de dezenas de artigos científicos, alguns deles SCOPUS. Oradora em mais de 20 congressos nacionais e internacionais.

• Centro Luís Krus – Formação ao Longo da Vida
  • Cursos da Escola de Verão (EV)