Data: 6 a 11 Jul
Docente responsável: Sílvia Maria Cândido de Almeida
Docente: Pedro Sousa
Docente: Sílvia Maria Cândido de Almeida
Acreditação pelo CCPFC: Sim - Formação geral e adequada (dimensão científica e pedagógica): Professores do Grupo 550.
Ensino a distância
Este curso vai ser lecionado na modalidade de Ensino a Distância

____

No final do curso os formandos estarão capacitados para:
1) Identificar os procedimentos/etapas na realização da análise de conteúdo com programas informáticos e as suas vantagens e limitações;
2) Identificar e adotar programas informáticos de análise de conteúdo adaptados a dois tipos de metodologias qualitativas; a análise de conteúdo clássica e a Grounded Theory;
3) Identificar “famílias” e representar graficamente “redes” com significado para uma determinada problemática, descobrindo assim fenómenos não detetáveis pela simples leitura do texto;
4) Planear e executar uma análise de conteúdo em dois tipos de programas informáticos: MAXQDA e Atlas.ti;
5) Analisar criticamente estudos baseados em análise de conteúdo.

____

O curso começará por apresentar em termos gerais as metodologias de análise qualitativa usadas por algumas das ciências sociais.

A matéria inicial com o programa Atlas.ti incluirá:

1) Apresentação do ambiente e operações básicas para trabalhar com o programa;

2) Componentes do “nível textual” do programa: documentos primários; códigos; excertos; anotações;

3) “Nível conceptual” do Atlas.ti: “famílias” de documentos e de códigos, visualizações de redes e relações entre códigos;

4) Ferramentas de pesquisa e agregação de dados;

5) Visualizações de rede;

6) Análise de imagens e de vídeos.

A matéria com o programa MAXQDA incluirá:

1) Iniciação ao programa e construção da base de dados: Importar documentos/imagens – Criar categorias – Criar memos – Criar sets – Criar variáveis de documento;

2) Outputs para interpretação: Exportar dicionário de categorias e segmentos codificados – Busca lexical – Frequências das categorias;

3) Fiabilidade e validade dos resultados na análise de conteúdo: Estabilidade – Replicabilidade – Precisão;

4) Formas de reportar resultados: Exemplos de trabalhos com análise de conteúdo assistida por computador.

____

• Charmaz, Kathy (2010). Constructing Grounded Theory: A Practical Guide through Qualitative Analysis. London: Sage.
  • Krippendorff, K. (2004). Content analysis: an introduction to its methodology. Thousand Oaks: Sage.
  • Lewis, A., & Silver, C. (2007). Using software in qualitative research: a step-by-step guide. London: Sage.
  • Bardin, Laurence (2006). Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70.

PROPINA

____

Ver tabela em Informações úteis.

docentes

____

Pedro Diniz de Sousa é mestre em Sociologia e doutorando em Ciência Política pela NOVA FCSH. É investigador do IPRI e CIMJ. Publicou diversos artigos e um livro na área da comunicação política, com base em técnicas de análise do discurso. Lecionou disciplinas de Informática, Sociologia Política e Metodologias de Investigação em Ciências Sociais em diversas instituições do Ensino Superior. Participou em diversos projetos de investigação envolvendo a análise de dados.

Sílvia Maria Cândido de Almeida é doutorada em Sociologia pela NOVA FCSH, onde atualmente é Professora Auxiliar Convidada e investigadora integrada pós-doc no Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa (CICS.NOVA). É coordenadora de vários projetos na área da sociologia da educação com recurso a várias metodologias qualitativas. Tem publicações em artigos e capítulos de livros na área da Sociologia da Educação, especialmente, sobre gestão e políticas curriculares e sobre metodologias de investigação qualitativa. Tem experiência em ações de formação para professores do Ensino Básico e Secundário realizadas na Fundação Calouste Gulbenkian. É formadora certificada pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional desde 2016 e tem licença profissional e instrutora certificada de MAXQDA pela VERBI Software – Consult – Sozialforschung GmbH, Germany: https://www.maxqda.com/workshoptrainer/prof-dra-silvia-de-almeida.

• Centro Luís Krus – Formação ao Longo da Vida
  • Cursos da Escola de Verão (EV)

As nossas redes

Para quem quer estar mais próximo do que está a acontecer