
A música enquanto representação da diversidade de géneros e sexualidades do século XVIII à atualidade
Este curso vai ser lecionado na modalidade de Ensino e-learning
Objetivos
____
O curso tem como principais objetivos:
- Fornecer ferramentas que permitam aos alunos pensar o papel do som e da música na construção social das identidades de género e das orientações sexuais;
- Dar a conhecer linguagens, estilos, géneros e formas de expressão artística, em diferentes períodos da história e locais geográficos, em que a música cruza-se com uma diversidade de papéis identitários;
- Usar obras artísticas para questionar de forma crítica e criativa as convenções e expectativas sociais resultantes de uma variedade de interseções entre música, género e sexualidade;
- Auxiliar o aluno no desenvolvimento de competências de análise audiovisual, transferíveis a outros contextos em que a música representa a identidade e vice-versa.
Programa
____
Aula 1
Apresentação de bases teórico-analíticas dos estudos musicais, de género e sexualidade.
Aula 2
Figuras de estilo e outros aspetos da retórica musical usados para representar situações de género ambíguo e erotismo.
Aula 3
As formas de comunicação de aspetos de género através de técnicas musicais e timbres – sinfonia, música eletrónica de dança, vocodificação e outros fenómenos.
Aula 4
As consequências que as informações biográficas dos músicos têm na apreciação, perceção e interpretação musical.
Aula 5
Os papéis e estereótipos de género na música e nos audiovisuais: as tipologias da mulher louca, femme fatale e marioneta.
Aula 6
As personas musicais (parte I) – glam rock, visual kei e outras expressões de (des) genderização.
Aula 7
As personas musicais (parte II) – estratégias de subversão com imaginários fantásticos e de ficção científica.
Aula 8
A música enquanto tecnologia do eu: a partir do cinema, videojogos, séries de televisão e de internet.
Aula 9
Representatividade e música enquanto protesto queer em espaços sociais e vídeos musicais.
Aula 10
Fenómenos de receção – o fandom e as modalidades de apropriação queer.
Bibliografia
____
- McClary, Susan. 2002 [1991]. Feminine Endings: Music, Gender & Sexuality. Minneapolis and London: University of Minnesota Press.
- Frith, Simon. 1991. “Music and Identity” In Questions of Cultural Identity, editado por Stuart Hall e Paul du Gay, 108-127. London, Thousand Oaks and New Delhi: SAGE Publications.
- DeNora, Tia. 2000. “Music as a technology of self” In Music in Everyday Life, 46-74. Cambridge: Cambridge University Press.
- Brett, Philip, Brett, Elizabeth, e Thomas, Gary C (eds). 2006 [1994]. Queering the Pitch: The New Gay and Lesbian Musicology. New York and London: Routledge.
- Whiteley, Sheila, e Rycenga, Jennifer (eds). 2006. Queering the Popular Pitch. New York and London: Routledge.
PROPINA
____
Ver tabela em informações úteis.
docentes
____
André Malhado é Musicólogo, produtor musical e comentador cultural, é doutorando em Ciências Musicais Históricas na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, com uma bolsa de investigação financiada pela FCT (SFRH/BD/145674/2019). Entre os prémios alcançados constam o de melhor Licenciado (2018), Mestre (2020) e uma Bolsa de Estudo por Mérito a estudantes de Instituições do Ensino Superior (2019) atribuída pela Direção-Geral do Ensino Superior. Foca a sua investigação nos domínios da sociologia da música; culturas digitais e audiovisuais; género e sexualidade. Coeditou os livros Log in, live on: música e cibercultura na era da Internet das coisas (2018), Convergências Musicais: gosto, identidade e mundo (2022) e publicou vários artigos científicos e capítulos de âmbito nacional e internacional. É investigador integrado no Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM) e colaborador do projeto LGBTI+ esQrever.
Paula Gomes Ribeiro é Musicóloga. Professora e Investigadora da NOVA FCSH, afiliada ao CESEM, e ao departamento de Ciências Musicais. Desenvolve investigação nos domínios da sociologia da música; música, media, comunicação e tecnologias; estudos de género e música; estudos de ópera e teatro musical; incidindo os seus estudos especialmente de finais do século XIX à atualidade. Completou o seu doutoramento e mestrado em Musicologia na Universidade de Paris 8 e a Licenciatura no mesmo domínio na FCSH.