Data: 31 Jan a 10 Fev 2022
Horário: segundas, terças e quartas-feiras das 18h00 às 21h00 | quintas-feiras das 18h00 às 21h30
Duração: 25h | 2 ECTS
Área: Comunicação, Política, Linguagem e Filosofia
Docente responsável: Paolo Stellino
Docente: Paolo Stellino
Docente: Pietro Gori
Acreditação pelo CCPFC: Sim - Formação geral e adequada (dimensão científica e pedagógica): Professores do Grupo 410.
Ensino a distância
Este curso vai ser lecionado na modalidade de Ensino a distância

____

O curso propõe-se oferecer uma abordagem introdutiva ao pensamento tardio do filósofo alemão Friedrich Nietzsche, através da leitura de um dos seus textos principais. O objetivo é, em primeiro lugar, aprofundar as questões que Nietzsche elabora no curso da sua atividade e que representam etapas fundamentais do pensamento contemporâneo ocidental. Em segundo lugar, serão tratadas questões relativas à metodologia de estudo e análise de textos filosóficos.

____

A atividade principal do curso consistirá numa introdução ao pensamento de Friedrich Nietzsche a partir da leitura pormenorizada do quinto livro da Gaia ciência.

A Gaia ciência é considerada uma das obras mais importantes da produção filosófica nietzscheana. Publicada originariamente em 1882, em ocasião da republicação de alguns dos seus escritos entre 1886 e 1887, Nietzsche decidiu acrescentar à Gaia ciência um prólogo e um quinto livro. Nesta nova parte, Nietzsche aborda muitas das questões fundamentais que caracterizam o seu pensamento tardio: as consequências da morte de Deus e o perspetivismo do conhecimento e dos valores; a transvaloração da moral judaico-cristã e o problema cultural e antropológico do niilismo; o pessimismo clássico ou dionisíaco, em oposição ao pessimismo romântico wagneriano e schopenhaueriano; as figuras filosóficas e existenciais do bom europeu e dos espíritos livres. A brevidade do livro quinto e a clareza exemplar com a qual as temáticas mencionadas são apresentadas nesse texto, torna-o uma excelente referência para abordar os principais assuntos da filosofia nietzscheana.

A primeira aula do curso será dedicada à génese do quinto livro da Gaia ciência, prestando particularmente atenção ao projeto filosófico que Nietzsche quis desenvolver durante os anos 1886-1888 e ao contexto intelectual do seu pensamento maduro. As aulas seguintes focar-se-ão sobre o conteúdo do livro para evidenciar as ideias filosóficas mais relevantes do Nietzsche tardio. Como já foi mencionado, o quinto livro da Gaia ciência permite, efetivamente, abordar os principais assuntos da filosofia de Nietzsche, nos quais ética, estética e epistemologia manifestam a sua interligação.

____

• F. Nietzsche, A gaia ciência, Lisboa: Relógio d’Água, 1998.
  • P. Gori (org.), Introdução a Nietzsche, Lisboa: Tinta da China (em preparação), capítulos 2 e 4.
  • P. Gori, P. Stellino, “‘Los dueños de la tierra, los legisladores del futuro’: Los buenos europeos de Nietzsche y la renovación cultural de Europa”, Estudios Nietzsche, 15 (2015): pp. 45-61.
  • W. Stegmaier, Nietzsches Befreiung der Philosophie. Kontextuelle Interpretation des V. Buchs der Fröhlichen Wissenschaft, Berlin/Boston: de Gruyter, 2012.

PROPINA

____

Ver tabela em informações úteis.

docentes

____

Paolo Stellino é investigador do Instituto de Filosofia da NOVA/FCSH. As suas áreas de interesse são a história da filosofia, a ética e a filosofia do cinema. Atualmente é responsável pelo curso de Filosofia e Cinema (Mestrado em Estética e Estudos Artísticos). É membro de vários grupos de investigação internacionais dedicados ao pensamento de F. Nietzsche. É autor dos livros “Nietzsche and Dostoevsky: On the Verge of Nihilism” (Peter Lang, 2015) e “Philosophical Perspectives on Suicide: Kant,
Schopenhauer, Nietzsche, and Wittgenstein” (Palgrave, 2021), e co-editor de vários livros, entre os quais “Nietzsche et le relativisme” (Ousia, 2019) e “Violence and Nihilism” (de Gruyter, no prelo). Tem publicado vários artigos em livros e em revistas internacionais.

Curriculum vitae completo: http://fcsh-unl.academia.edu/PaoloStellino/CurriculumVitae.

Pietro Gori é investigador no Instituto de Filosofia da NOVA|FCSH (IFILNOVA), onde dirige o “Grupo de Estudos sobre Nietzsche”. Na mesma universidade, Gori é também professor auxiliar convidado pelos cursos de Filosofia das Ciências e Filosofia do Conhecimento. O seu trabalho académico concentra-se sobre o pensamento filosófico moderno e contemporâneo, com particular interesse nos contributos de Friedrich Nietzsche e de William James ao tema da verdade, desenvolvido por esses autores num sentido ético e antropológico. Além disso, os seus estudos são dedicados à epistemologia de Ernst Mach e ao seu impacto na história da cultura do século XX. O resultado das suas pesquisas foi publicado em revistas e coleções de ensaios internacionais e vários estudos monográficos, entre os quais destaca-se “Nietzsche’s Pragmatism. A Study on Perspectival Thought” (De Gruyter 2019). Atualmente, Pietro Gori está a organizar o volume “Introdução a Nietzsche” (Tinta da China).

Curriculum vitae completo: http://fcsh-unl.academia.edu/pietrogori/CurriculumVitae.

• Centro Luís Krus – Formação ao Longo da Vida
  • Cursos de ANO NOVO (CAN)

As nossas redes

Para quem quer estar mais próximo do que está a acontecer