Data: 5 a 9 Jul
Docente: Isabel Baltazar
Acreditação pelo CCPFC: Não
Ensino Presencial
 Ensino Presencial (Se as condições sanitárias permitirem)

____

A Europa na Diplomacia Portuguesa. Uma visão comparativa após-guerras pretende mostrar a situação europeia pós-guerras e a sua evolução a partir das fontes arquivísticas portuguesas, particularmente ricas no Arquivo-Histórico Diplomático do Ministério dos Negócios Estrangeiros. Paralelamente a esta perceção da Europa é, também, compreendido o posicionamento de Portugal perante essa Europa.

____

• A Ideia de uma “União Europeia” Pós-Primeira Guerra. O pensamento de Luigi Einaudi. A ação de Coudenhove-Kalergi. O manifesto de Viena. A posição de Aristides Briand. O plano Briand na SDN(1929). A ideia de ” Estados Unidos da Europa” : uma visão a partir de Portugal.
  • A Unidade da Europa após a Segunda Guerra. Winston Churchill e a ideia dos “Estados Unidos da Europa”. O Conselho da Europa. O Plano Marshall. O Congresso da Haia.Hendrik Brugmans e a União Europeia dos Federalistas. Outras iniciativas para uma “Europa Unida”. Portugal e a Unidade Europeia.
  • A Construção Europeia após 1950: a fase da integração. As grandes figuras da construção europeia. As ideias de Jean Monnet. A Declaração Schuman. O Projeto Europeu. As primeiras pedras do “Edifício Europeu”.
  • Desafios Europeus: alargamentos, aprofundamentos e problemas do século XXI.

____

• Baltazar, Isabel e Cunha, Alice, As Grandes Figuras da Construção Europeia, Lisboa, Assembleia da República, 2019.
  • Baltazar, Isabel, Repensar Portugal e a Ideia de Europa, Lisboa, Theya Editora, 2019.
  • GERBET,Pierre, La construction de l´Europe.
  • NOUSCHI, Marc, Em Busca da Europa, Lisboa, Piaget, 1996.
  • ZORGBIBE,Charles, Histore de la construction européenne, Paris, PUF,1997.

PROPINA

____

Ver tabela em informações úteis

docentes

____

Isabel Baltazar é licenciada em Filosofia pela Universidade Católica Portuguesa (Lisboa, 1988), mestre em História Cultural e Política (1995), pela NOVA FCSH, e Doutorada em História e Teoria das Ideias, Especialidade de História das Ideias Políticas (2008), pela mesma Universidade, com uma tese intitulada Portugal e a Ideia de Europa. Pensamento Contemporâneo. É membro integrado do Instituto de História Contemporânea (IHC) da NOVA FCSH e colaboradora do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS 20), da Universidade de Coimbra.

Isabel Lousada (n. 1962, em Lisboa) é investigadora auxiliar de nomeação definitiva da NOVA FCSH. Membro integrado da equipa de investigação do CICS.NOVA – Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da NOVA FCSH e colaboradora do CLEPUL – Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Licenciada em LLM – Línguas e Literaturas Modernas (1984), Mestre (1989) e Doutora (1999) em Estudos Comparados Anglo-Portugueses pela Universidade Nova de Lisboa.

• Centro Luís Krus – Formação ao Longo da Vida
  • Cursos da Escola de Verão (EV)

As nossas redes

Para quem quer estar mais próximo do que está a acontecer