O encarceramento político em antigas colónias é tema de nova publicação

Helena Pinto Janeiro, Pedro Aires Oliveira e Irene Flunser Pimentel, investigadores da NOVA FCSH, são os autores da publicação “Empires and Colonial Incarceration in the Twentieth Century”, recentemente lançada pela editora Routledge.

O livro, lançado em coautoria também com Philip J. Havik, docente do Instituto de Higiene e Medicina Tropical da NOVA, tem como objetivo aprofundar o conhecimento da organização, estratégias, narrativas e práticas associadas ao encarceramento por razões políticas em África (Angola, Tanzânia, Rodésia e África do Sul), América Latina (a Guiana Francesa) e a região do Pacífico (a Nova Caledônia).

A legislação penal, as políticas de transporte de prisoneiros, o reordenamento e repovoamento forçado, regimes prisionais e as condições de vida e a resiliência dos detidos, a resistência e lutas de libertação, os programas de contrassubversão e prisões como espaços culturais de memória e direitos humanos são aqui discutidos para períodos diferentes, desde meados século XIX até o fim do século XX.

A introdução, os sete capítulos e a conclusão têm como enfoque perspetivas comparadas e transnacionais sobre a perseguição politica , o confinamento forçado e a governação colonial em domínios britânicos, franceses, alemães, belgas e portugueses em África, Ásia, Oceânia e América Latina.

Os artigos resultaram de uma conferência internacional organizada pelo Museu Aljube de Resistência e Liberdade e o Instituto de História Contemporânea, por ocasião do 80º aniversário do campo do Tarrafal na Ilha de Santiago, em Cabo Verde.