NOVA vai acolher a 10.ª edição da UNICA Student Conference

Convidam-se os alunos a apresentar candidatura para representar Portugal na 10.ª edição da UNICA Student Conference, que terá lugar de 18 a 21 de julho na NOVA. Apenas 10 estudantes da Universidade serão selecionados para fazer parte da delegação de Lisboa. As candidaturas estão abertas até dia 28 de fevereiro.

Esta edição será dedicada aos desafios que as universidades estão a enfrentar durante a pandemia de COVID-19, mas também às oportunidades inerentes às universidades no sentido de se reinventarem e serem capazes de gerar um impacto significativo para construir uma sociedade global cada vez mais sustentável. O tema escolhido para esta Conferência – “Transforming Your University in the post COVID-19 age” – prioriza a visão e as ideias dos alunos sobre como a universidade em si própria se deve adaptar e transformar numa sociedade global pós-pandémica.

O tema principal será abordado nos dez fóruns de discussão previstos:

1. Ciência na cidade

2. Universidades igualitárias, diversificadas e inclusivas

3. A posição da Europa na política mundial

4. Redes sociais e sociedades europeias

5. Sociedades mais sustentáveis: o papel das universidades

6. Estudantes internacionais: envolvimento com as comunidades locais

7. Como podem as universidades e as cidades trabalhar em conjunto para melhorar a vida dos alunos?

8. Aprendizagem formal e informal: abordagens pedagógicas inovadoras espoletadas pela crise da COVID-19

9. Educação interdisciplinar e transdisciplinar

10. Empregos na sociedade digital: o papel das universidades

Podem candidatar-se estudantes no último ano de licenciatura e estudantes de mestrado e doutoramento, com proficiência em inglês, disponibilidade para participar ativamente na conferência e afinidade com pelo menos um dos tópicos do programa.

Formulário de candidatura disponível aqui.

Todas as atualizações na página da conferência aqui.

Combinando apresentações, grupos de discussão e atividades sociais, a conferência procura dar aos estudantes a oportunidade de reunirem com colegas de outros países europeus para partilharem as suas perspetivas acerca de temas importantes num meio que lhes é comum. Os estudantes serão encorajados a formular opiniões e recomendações que poderão ser capitalizadas pela UNICA e por stakeholders, dando a orgigem a novos desafios e iniciativas.

A UNICA é uma rede institucional de universidades das capitais da Europa. Fundada em 1990, é composta atualmente por 53 universidades de 37 capitais da Europa, combinando mais de 175.000 funcionários universitários e 1.950.000 estudantes. Através das várias atividades que promove e projetos em que participa, a UNICA procura ser um fórum no qual os Membros podem refletir sobre as necessidades de mudança estratégica na investigação, educação, administração e compromisso social da universidade. Em Portugal fazem parte da rede a Universidadade NOVA de Lisboa e a Universidade de Lisboa.