NOVA marca presença em Conferência dos Oceanos da ONU

Sob o lema “Salvar os oceanos e o futuro do planeta”, a Conferência dos Oceanos é um evento internacional que vai reunir o mundo em Lisboa e a NOVA vai lá estar, toda a semana, no Parque das Nações.

Perante representantes dos 193 Estados membros da ONU e milhares de pessoas de entidades financeiras, organizações não governamentais e sociedade civil presente no nosso país para discutir e apresentar soluções para salvar os oceanos e o futuro do planeta, a Universidade NOVA de Lisboa promove várias atividades no seu stand, situado sob a pala do Pavilhão de Portugal, onde o público poderá conhecer o trabalho desenvolvido na universidade relativamente às questões do mar.

Além disso, terá uma sessão especial, no dia 30, às 9:00 horas. Será o momento em que, no One Sustainable Ocean Auditorium, sito no Pavilhão de Portugal, será feita a apresentação pública da licenciatura Ocean, promovida em parceria entre a NOVA e a Universidade do Algarve, cujos objetivos e estrutura serão detalhados pela professora Assunção Cristas.

Para estar presente, o registo é obrigatório. Registe-se aqui.

A NOVA FCSH também está desde há muito ligada à investigação sobre os oceanos. Em novembro de 2020 foi atribuída a Cristina Brito, docente da NOVA FCSH, uma bolsa de 10,4 milhões de euros do European Research Council (ERC) para desenvolver o projeto 4-Oceans, que deu a Portugal a primeira ERC Synergy Grant na área das Humanidades.

João Paulo Oliveira e Costa é o responsável pela Cátedra UNESCO “O Património Cultural dos Oceanos”, integrada no CHAM. A Cátedra pretende interligar diversas disciplinas das Humanidades, focando a história do oceano e o seu património cultural, especialmente na época moderna.

Também Regina Salvador, do Departamento de Geografia, lecionou o curso “Economia Europeia e Crescimento Azul”, integrado na cátedra Jean Monnet em ‘Política Marítima da UE e Crescimento Azul’.