Palestra sobre media e marcas nacionais

18 de Novembro - Göran Bolin, da Universidade de Södertörn, apresenta palestra sobre a relação com os media e as técnicas de marketing utilizadas por países para promover a sua imagem.

Göran Bolin, Professor de Estudos de Media e Comunicação na Universidade de Södertörn, em Estocolmo, Suécia, apresenta na FCSH/NOVA a palestra National Branding and the Media. Nessa palestra, especialmente interessante para investigadores e estudantes de Antropologia, Ciências da Comunicação, Estudos Políticos, História e Sociologia, o autor compara estratégias de marketing hoje utilizadas na promoção das nações junto de turistas ou de investidores estrangeiros com os métodos usados no século XIX, alicerçados na exacerbação de sentimentos nacionalistas. Será também destacado o papel que os media têm vindo a assumir no contexto actual para essa visibilidade internacional.

O trabalho de investigação que Göran Bolin tem vindo a realizar foca-se na produção e consumo relacionados com as indústrias culturais contemporâneas e nos efeitos dessas relações alimentadas pelos processos de digitalização e de orientação para o mercado. Os interesses do autor cobrem, assim, os estudos de audiência e o fenómeno da construção de uma “marca nacional”.

A conferência National Branding and the Media terá lugar no Edifício ID da FCSH, sala Multiusos 3, no 4º piso, às 18 horas e é organizada pelo Cesnova, unidade de investigação da FCSH/NOVA.

2013-11-11 09:45