Acções do Documento

I Seminário Internacional UAV

3 e 4 de março - CICS.NOVA, centro de investigação da FCSH/NOVA, realiza seminário sobre os unmanned aerial vehicles (UAV).

José António Tenedório, Rossana Estanqueiro e Rui Pedro Julião, docentes do Departamento de Geografia e Planeamento Regional e investigadores do CICS.NOVA, são alguns dos elementos da Comissão Científica do I Semináro Internacional sobre unmanned aerial vehicles (UAV) que terá lugar, em março, no Auditório 1.

O evento, que será aberto à participação da comunidade técnica e científica, encontra-se estruturado em três eixos temáticos:

  • Tecnologias e Metodologias

i) à apresentação e discussão de conceitos e terminologia, de tecnologias UAV, dos tipos de sensores e aplicações dominantes;
ii) à exposição dos resultados da aplicação de metodologias de extração automática e/ou semiautomática de informação geográfica, ao workflow de modelação 3D de objectos e de estruturas;
iii) à avaliação de qualidade da informação geográfica obtida.

  • Mercados e Aplicações

Neste eixo espera-se o contributo das empresas e das equipas de investigação. Pelo lado das empresas, na demonstração da operacionalização das metodologias nos processos de produção de informação geográfica para mercados emergentes; pelo lado da investigação, na demonstração do valor acrescentado dos dados adquiridos por UAV e das metodologias de extração de informação para estudo de fenómenos espacial e temporalmente confinados.

  • Legislação e Regulamentação

Um dos tópicos que tem gerado controvérsia é o enquadramento e a regulamentação jurídica, nomeadamente com as habilitações e certificação para fazer levantamentos com UAV.
Em Portugal, ainda não há resposta, nem sobre como realizar um voo devidamente regulamentado nem sobre o reconhecimento técnico deste tipo de dados. Os progressos europeus nestas duas matérias ainda são embrionários. Pelo contrário, no Brasil há experiências suscetíveis de serem partilhadas e discutidas neste seminário.

O I Seminário Internacional UAV, uma organização conjunta do CICS.NOVA, FCUP, CEG-IGOT, LNEC e UNESP, terá lugar nos dias 3 e 4 de março no Auditório 1 da FCSH/NOVA.

Programa e informações adicionais no website do evento

 

2016-01-25 14:50
Topo da Página
classificado em: ,