FCSH/NOVA e EGEAC assinam protocolo para investigação

Cooperação entre a Faculdade e empresa cultural da CML prevê a realização de atividades de investigação sobre a Alcáçova medieval de Lisboa.

A Sala Ogival do Castelo de S. Jorge será palco da assinatura do protocolo entre a FCSH/NOVA e Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural (EGEAC) da Câmara Municipal de Lisboa (CML). O evento, que se realiza no dia 12 de novembro às 17h, contará com a presença de João Costa, Diretor da Faculdade, e Miguel Honrado, Presidente da EGEAC.

O protocolo prevê a realização de atividades de investigação sobre a Alcáçova medieval de Lisboa, com enfoques predominantes em questões como o Castelo de S. Jorge, o Paço Real da Alcáçova ou a Torre do Tombo medieval, bem como sobre espaços e/ou vivências com eles correlacionados.

A EGEAC e o Instituto de Estudos Medievais (IEM) promoveram, no âmbito deste protocolo, a atribuição de bolsas de Mestrado e/ou Doutoramento destinadas a alunos com elevado desempenho escolar e mérito.

Será ainda apresentado o projeto de narrativas multi-lineares georreferenciadas de Rui Avelãs Coelho, um documentário ficcionado interativo no Castelo de S. Jorge – Uma Janela para o Passado – uma aplicação de realidade aumentada executada num dispositivo móvel.

A intenção é dar a conhecer um acontecimento histórico passado no Castelo de S. Jorge – o batizado do futuro rei D. João III - através do desenvolvimento de um guião ficcionado que permite um discurso muito diferente das habituais locuções dos audioguias, uma vez que toda a informação histórica é transmitida ao visitante de forma indireta através dos diálogos e das relações entre personagens.

2014-11-07 08:50