Arquivos de família: Memórias habitadas

10 de dezembro – A conservação de arquivos familiares é o tema da publicação a lançar por Maria de Lurdes Rosa, docente do Departamento de História, e Rita Nóvoa, aluna de doutoramento.

Arquivos de família: Memórias habitadas. Guia para salvaguarda e estudo de um património em risco” é o título da publicação a lançar, em formato papel e e-book, por Mª de Lurdes Rosa, docente do Departamento de História, e Rita Sampaio da Nóvoa, aluna de doutoramento. A obra resulta do trabalho sobre arquivos de família que, desde 2008, tem sido desenvolvido no seio do Instituto de Estudos Medievais (IEM), em colaboração com o Centro de História d’Aquém e d’Além Mar (CHAM), o Instituto de História Contemporânea (IHC) e instituições de arquivo e defesa do património.

O livro destina-se aos proprietários de todo o tipo de arquivos de família, sem formação especializada na área, para que possam servir-se dele para melhor compreender, utilizar e preservar o seu património documental. Trata-se de uma publicação pluridisciplinar, com contribuição de arquivistas, historiadores e profissionais de preservação e restauro, a que se acrescentaram inestimáveis sugestões de muitos proprietários de arquivos de família. Tendo nascido num contexto de investigação e estudo, ganhou corpo em função da ligação à sociedade, baseada na convicção da importância do impacto social da ciência. Conta com textos de Margarida Leme, Mª de Lurdes Rosa, Inês Correia, Sofia Fernandes e Maria João da Câmara Andrade e Sousa.

Arquivos de família: Memórias habitadas. Guia para salvaguarda e estudo de um património em risco será divulgado a 10 de dezembro, às 18h, no Centro Nacional de Cultura. A apresentação estará a cargo de Luís de Mendia de Castro, proprietário do Arquivo Castro/ Nova Goa, sobre o qual já se realizou uma tese de mestrado na FCSH/NOVA e que está, com vários outros, inserido no projeto de investigação INVENT.ARQ, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia.

2014-11-18 08:10