Eventos
Novembro
« Novembro 2018 »
Do
123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930
 
Acções do Documento

Encontros Áreas Industriais e Comunidades Operárias

Data: 25 a 27 de Novembro | Local: Fórum Romeu Correia - Almada
Quando 2011-11-25 00:00 até
2011-11-27 00:00
Onde Fórum Romeu Correia - Almada
Adicionar evento ao calendário vCal
iCal

Organização: Instituto de História Contemporânea

 

III Sessão – O Mundo do Trabalho na Península de Setúbal

 


Texto apresentação: Os investigadores que se debruçam sobre a acção colectiva dos trabalhadores têm optado por dois tipos de análises que Charles Tilly designaria por clínicas e epidemiológicas. Os estudos clínicos seguem as origens e as histórias de participantes particulares, sublevações, greves ou outros movimentos sociais, geográfica ou sectorialmente limitados. Os estudos epidemiológicos procuram relacionar unidades – pessoas, estruturas, comunidades, etc. – envolvidas num determinado movimento. A articulação destas abordagens é rara e complexa mas indispensável para a reconstrução histórica da formação da classe operária. É fundamental relacionar a riqueza das monografias com as propriedades comuns de vários casos de estudo.

Esta linha de análise conduz ao cruzamento de diferentes abordagens e metodologias, com o objectivo principal de conferir legibilidade aos traços gerais do processo histórico decorrente do desenvolvimento económico, da emergência de comunidades operárias e da germinação de um movimento e de uma cultura autónomos dos trabalhadores. Comparando a experiencia de diferentes áreas durante períodos consideráveis de crescimento urbano e industrial é possível, não negligenciando  as variações regionais e locais e as peculiaridades dos casos individuais, fazer emergir as uniformidades.

Com efeito, não obstante as características próprias de cada estrato da classe trabalhadora, de cada sector industrial, de cada comunidade ou região; se enquadrarmos temporalmente as realidades sociais estruturantes que as caracterizam observamos um processo evolutivo, no qual se constata a construção de uma identidade, de uma memória colectiva, que progressivamente distingue um grupo que se assume, identifica e actua como classe.

 

Entrada Livre

 

Caderno de Resumos

 

Mais informação: www.mundosdotrabalho.upp.pt

encontrosinvestigadoreslocais@gmail.com

 

Topo da Página