Jornalistas da revista Exame vencem Grande Prémio de Jornalismo Económico

“O dinheiro é verde?”, trabalho dos jornalistas Margarida Vaqueiro Lopes e Paulo Zacarias Gomes, publicado na revista Exame, é o grande vencedor da 14.ª edição do Prémio de Jornalismo Económico, uma parceria entre a Universidade NOVA de Lisboa e o Banco Santander.

O artigo foi tema de capa da edição de maio de 2019 da revista e fala de empresas focadas na ecologia e na necessidade de olhar para os recursos do planeta como algo finito. Vencedores da categoria Sustentabilidade e Inovação Empresarial e do Grande Prémio de Jornalismo Económico, os jornalistas irão repartir entre si um valor pecuniário de 10.000 euros.

Na categoria de Gestão de Empresas e Negócios, foram premiados os jornalistas Alexandre Malhado, Ana Taborda, Bruno Faria Lopes, Carlos Rodrigues Lima e Eduardo Dâmaso, da revista Sábado, pelo trabalho “O Grande Assalto ao Banco do Estado”. Publicado em fevereiro de 2019, o artigo dá conta da aprovação de uma série de créditos junto da Caixa Geral de Depósitos que se revelaram ruinosos para a instituição.

Na categoria Mercados Financeiros, a distinção foi atribuída à jornalista Sílvia Caneco, com o artigo “€3 000 000 000. BESA, a Anatomia de um Golpe”, publicado em fevereiro na revista Visão, sobre a falência do BES Angola.

Ao vencerem as respetivas categorias, cada um destes trabalhos recebe um prémio pecuniário no valor de 5.000 euros.

A cerimónia de entrega dos prémios decorreu hoje por videoconferência, tendo contado com a participação de Pedro Castro e Almeida, Presidente Executivo do Banco Santander Portugal, e João Sàágua, Reitor da Universidade NOVA de Lisboa.

A 14.ª edição do Prémio de Jornalismo Económico recebeu 68 candidaturas. Os trabalhos foram avaliados por um júri composto por Francisco Caramelo (Diretor da NOVA FCSH e Presidente Executivo do júri), António Granado (NOVA FCSH), Cátia Batista (NOVA SBE), Conceição Zagalo, Helena Garrido, Graça Franco e Paulo Pinho (NOVA SBE).