A minha trajectória académica e científica inicia-se com um doutoramento em ciências da vida, realizado na Harvard Medical School (Bolsa FCT-SFRH/BD/6232/2001). No regresso a Portugal em 2006, fui financiada pela FCT para desenvolver um projecto de investigação no Instituto Gulbenkian de Ciência (Investigadora Principal: PTDC/SAU-MII/71140/2006; taxa de sucesso 25%). Esta coordenação permitiu-me publicar 6 artigos científicos de elevado impacto (incluindo uma primeira autoria na revista Cell IF: 33.1) e desenvolver competências ao nível da gestão de projectos, orientação de estudantes e participação em redes científicas.

Durante esse tempo, e continuando a trabalhar em investigação biomédica, desenvolvi um interesse profundo pelas ciências sociais, dado que a minha investigação me tinha permitido compreender que soluções profícuas para os problemas de saúde seriam beneficiadas por uma abordagem integrada com as ciências sociais. Iniciei assim uma segunda licenciatura em sociologia (avaliação final: 18/20) que me capacitou para compreender mais aprofundadamente o desenvolvimento dos processos científico-tecnológicos. Nos últimos anos tenho desenvolvido um projecto de investigação na Universidade Nova de Lisboa (Bolsa FCT – SFRH/BPD/77611/2011) que tem por enfoque os processos de ciência e tecnologia no sector privado. Este trabalho resultou na publicação de 4 artigos científicos indexados e conduziu ao financiamento de um projecto científico financiado pela FCT e no qual sou investigadora Principal (PTDC/IVC-ESCT/0073/2014; taxa de sucesso 13%). Actualmente sou membro da direcção da Associação Portuguesa de Sociologia e directora da sua revista Sociologia On Line. Tenho vindo a leccionar várias disciplinas da licenciatura em Sociologia e participado em actividades de divulgação e comunicação de ciência. Coordenei ainda a participação do CESNOVA (actual CICS.NOVA) no Centro de Inovação da FCSH-NOVA, uma estrutura que é responsável pela incubação de empresas de base científica.

A minha trajectória científica possibilita-me 1) compreender, comunicar e trabalhar com campos científicos distintos mobilizando as linguagens específicas de cada campo; 2) integrar ângulos diversos de olhar para o mesmo objecto científico e 3) estabelecer ligações entre actores do sector privado e da academia. Será precisamente a singularidade deste percurso que me permitirá consolidar investigação científica em Estudos Sociais de Ciência e Tecnologia.

Cv Completo

Diapositivo1