Acções do Documento

Aquisição e Perturbações da Linguagem: Desafios das Neurociências da Linguagem no Século XXI [NOVO CURSO]

Início: 11 de fevereiro de 2019 | Fim: 26 de junho de 2019

Faça aqui a sua CANDIDATURA

Número de vagas: 25 | Propina: 1.800€ (mil e oitocentos euros).

 

Critérios de seleção dos candidatos

Candidatos detentores do grau de Licenciado (privilegiam-se os candidatos com Licenciatura em Linguística, Ciências da Linguagem, Terapia da Fala, Ensino da Língua Materna e não Materna e áreas afins):

a) Classificações/notas académicas de licenciatura: 40%.

b) Curriculum vitae académico, científico e profissional (valorizadas as publicações, a participação em projetos, os conhecimentos de línguas, a abrangência da experiência profissional e a adequação da formação e da experiência prévias à área de especialização do ciclo de estudos a que se candidata): 40%.

c) Carta de motivação: 20%.

Candidatos não detentores do grau de Licenciado (ou com o grau sem classificação expressa):

a) Curriculum vitae académico, científico e profissional (valorizadas a formação, as publicações, a participação em projetos, os conhecimentos de línguas, a abrangência da experiência profissional e a adequação da formação e da experiência prévias à área de especialização do ciclo de estudos a que se candidata): 80%.

b) Carta de motivação: 20%.

 

Coordenação

Coordenadora (NOVA FCSH): Maria Lobo

Coordenadora (ICS-Católica): Sofia Lynce de Faria

 

Área científica

Ciências da Linguagem e Ciências da Saúde

 

Palavras-chave

Neurociências, aquisição da linguagem, surdez.

 

Apresentação

O Curso de Especialização em Aquisição e Perturbações da Linguagem: Desafios das Neurociências da Linguagem no Século XXI é oferecido pela NOVA FCSH em parceria com o Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa e destina-se a licenciados em Linguística, Ciências da Linguagem, Terapia da Fala, Ensino da Língua Materna e não Materna e áreas afins.

Procurando fomentar a interdisciplinaridade e o trabalho em equipa nas áreas da aquisição da linguagem e das perturbações da linguagem, visa contribuir para a criação de massa crítica nesta área em Portugal e promover a colaboração entre instituições portuguesas. Propõe-se um ciclo de estudos ajustado à realidade dos dias de hoje, em contexto de bilinguismo, bimodalidade, multilinguismo ou de (re)habilitação auditiva e da linguagem oral após implante coclear, tendo sempre as perspetivas teórica e prática presentes.

O curso tem o objetivo de oferecer formação avançada em aquisição e perturbações da linguagem na criança e no adulto, contribuindo para o desenvolvimento de conhecimentos e competências necessários ao trabalho nestas áreas, adaptado à realidade do século XXI. Pretende-se que os alunos desenvolvam:

  • compreensão do processo de aquisição e desenvolvimento da linguagem numa perspetiva monolingue e bilingue;
  • conhecimentos e competências na área das perturbações da linguagem;
  • compreensão das lesões que conduzem às perturbações da linguagem na criança e no adulto;
  • compreensão das bases da surdez e da modalidade gestual enquanto modalidade linguística na espécie humana;
  • competências básicas de procura e leitura de bibliografia científica e desenvolvimento de um enquadramento global da compreensão das perturbações da linguagem, que lhes permitam integrar novas informações, numa área em permanente atualização.

Plano de estudos

Conheça o programa curricular detalhado.

 

Veja aquiOFERTA CURRICULAR.

Duração: 1 semestre | Número de créditos: 30 ECTS (European Credit Transfer System).

A conclusão com aprovação do curso (30 ECTS) confere um diploma de Especialização em "Aquisição e Perturbações da Linguagem: Desafios das Neurociências da Linguagem no Século XXI".

O Curso de Especialização tem a duração de um semestre e é constituído por três unidades curriculares obrigatórias – Aquisição e Perturbações da Linguagem, Plurilinguismo, Surdez e Língua Gestual, e Neurociências da Linguagem – e uma opção condicionada – Desenvolvimento da Linguagem em Contextos Multilingues ou Metodologias para o Estudo da Aquisição da Linguagem – correspondentes a 30 ECTS.

 

Horários

As aulas incluem uma componente teórica e uma componente prática, com aulas expositivas, sessões de análise de produções infantis e discussão de artigos científicos.

As aulas decorrerão nas instalações da NOVA FCSH (no caso das disciplinas lecionadas por docentes pertencentes a esta instituição) e nas instalações do ICS-UCP (no caso das disciplinas lecionadas por docentes desta instituição).

 

Corpo Docente

 

NOVA FCSH

Alexandra Fiéis

Ana Madeira

Maria Lobo

Susana Correia

 

ICS-UCP

Alexandre Castro Caldas

Ana Mineiro

Filipa Ribeiro

Filomena Capucho

Helena Carmo

Sofia Lynce de Faria

 

Contactos

Centro Luís Krus - Formação ao Longo da Vida

E-mail: clk.flv@fcsh.unl.pt

Telefone:  + 351 217 90 83 00

 

Centros de Investigação

CLUNL - Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa

CIIS - Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde

 

Ligações Úteis


Topo da Página