Da Liturgia à imagem: a ilustração dos Pontificais manuscritos na baixa Idade Média (séculos XIII-XV) na Península italiana; no Sul de França e na Península ibérica (Catalunha e Portugal)

Início: 22 de julho

Datas: 22 de julho a 2 de agosto | dias úteis das 10h00 às 12h30

Sala 606 | Torre B | piso 6

Docente Responsável: Maria Alessandra Bilotta

Áreas: História da Arte e Estudos Artísticos

Objetivos

O curso pretende traçar, através da análise de alguns exemplos específicos, as etapas mais importantes da história da produção dos Pontificais iluminados na baixa Idade Média (séculos XIII-XV). Será dada especial atenção aos problemas estilísticos e iconográficos, às questões relacionadas com a reconstrução do contexto histórico, económico, cultural e social da produção dos Pontificais iluminados e às técnicas de execução (funcionamento das oficinas; sistemas de produção).

1. Os Pontificais iluminados produzidos na Cúria Romana (séculos XIII-XIV)
2. O programa iconográfico dos Pontificais para o uso da Cúria Romana (séculos XIII-XIV): estrutura e significado
3. As representações do pontífice nos Pontificais para o uso da Cúria Romana (séculos XIII-XIV)
4. O programa iconográfico dos Pontificais para o uso da Cúria Romana (séculos XIII-XIV) relacionado com o cerimonial litúrgico da corte papal
5. As representações da cerimônia da coroação do soberano e do imperador nos Pontificais para o uso da Cúria Romana (séculos XIII-XIV)
6. Os Pontificais iluminados produzidos no Sul da França (Avinhão, Toulouse) no século XIV
7. Os Pontificais iluminados produzidos em Bolonha no século XIV: o caso do Pontifical d’Autun
8. Os Pontificais produzidos no contexto catalão
9. Os Pontificais iluminados produzidos em Portugal: o caso do Pontifical de Braga

Será realizada durante o curso uma análise da produção dos Pontificais iluminados (através do exame de alguns exemplos específicos) em relação com o contexto histórico, económico e social por meio duma reconstrução histórica do quadro das dinâmicas comportamentais e das relações culturais, sociais, económicas e artísticas colocadas em prática para produzi-los, usálos e trocá-los. Será, portanto, também possível examinar neste curso as dinâmicas sociais e económicas dentro das quais o ciclo de produção do Pontifical manuscrito iluminado é inserido e os efeitos sociais de tal produção.

No final do curso, o estudante estará familiarizado com algumas questões de método, como a distinção das produções de Pontificais iluminados de várias áreas geográficas, as diversas iconografias, os diferentes estilos, a periodização dos Pontificais manuscritos iluminados baixo-medievais, a geografia histórica, política, social e histórico-artística desta produção iluminada.
O estudante possuirá assim um conhecimento de base sobre a história da produção do Pontifical iluminado do período medieval, estando em contacto com as ferramentas metodológicas necessárias para a leitura dos aspetos iconográficos e estilísticos dos Pontificais iluminados. O estudante também reconhecerá, através da análise de casos específicos, as diferentes tipologias de livros e a sua terminologia específica.

M. ANDRIEU, Le Pontifical Romain au Moyen Âge, Città del Vaticano, 1938-1985

M.A. BILOTTA, Immagine e memoria liturgica nei manoscritti ad uso della Cappella papale, in Medioevo: immagine e memoria, Atti XI Convegno AISAME, Milano 2009, p. 62–68

M.A. BILOTTA, Contributi per la storia della produzione miniata ad uso del Papato nel Medioevo: i Pontificali duecenteschi secundum consuetudinem Romanae Curiae, Arte Medievale, 7,1 (2008), p. 55-80

M.A. BILOTTA, Rappresentare il papa e l’imperatore: osservazioni sull’illustrazione del rituale dell’incoronazione dell’imperatore nei Pontificali ad uso della Curia romana, in Il potere dell’arte nel Medioevo. Studi D’Onofrio, Roma 2014, p. 755-773

É. PALAZZO, L'évêque et son image, Turnhout 2000

___________________________________

Maria Alessandra Bilotta é historiadora da arte, medievalista Investigadora doutorada contratada da NOVA FCSH , membro integrado do Instituto de Estudos Medievais da mesma Faculdade. A sua investigação atual concentra-se sobre os manuscritos jurídicos iluminados medievais. Desde alguns anos ela está interessada também no estudo dos manuscritos litúrgicos medievais um tema que se relaciona direitamente com a temática do curso.
A sua tese de doutoramento sobre a produção de manuscritos iluminados pelo uso do Papado na Idade Média (séculos VI - XIII) foi publicada pela Biblioteca Apostólica Vaticana (2011).
Foi comissária das seguintes exposições científicas: “Le parement d'autel des Cordeliers de Toulouse. Anatomie d'un chef d’oeuvre du XIVe siècle” (Toulouse, Musee Paul Dupuy, 13 março - 13 junho 2012) e “A Circulação do Direito na Europa Medieval: Manuscritos Jurídicos Europeus em Bibliotecas portuguesas” (Lisboa, Biblioteca Nacional de Portugal, 26 de fevereiro - 31 de maio de 2016). Ela organizou várias conferências internacionais e workshops, tais como “Estudo dos manuscritos iluminados e dos artefactos na Arqueologia da Idade Média: metodologias em comparação” (em colaboração com Catarina Tente e Sara Prata - Lisboa, 13 de fevereiro, 2015; as Atas desse Workshop encontram-se publicados na revista on-line “Medieval Sophia” 19 – 2017); Circulations juridiques et pratiques artistiques, Intelectuais et culturelles en Europe au Moyen Âge (XIIIe - XVe siècle) – Medieval Europe in Motion 3 (Lisboa, FCSH-UNL - Biblioteca Nacional de Portugal, 25-27 fevereiro de 2016; http://fcsh.unl.pt/media/noticias/medieval-europe-in-motion-3)
Para obter a lista das publicações ver página pessoal na Academia.edu: https://unl-pt.academia.edu/MariaAlessandraBilotta