22
Jun
Usos do passado, memória e património cultural #6
Estátua de Viriato feita em cimento, localizada sobre um penedo, no topo da Serra da Estrela, e que foi derrubada por jovens estudantes após o 25 de Abril, em Junho de 1974.
Seminário
18:00 às 20:00
Campus de Campolide da NOVA — 1099-085 Lisboa

Sexta sessão regular do seminário de investigação da Linha Temática Usos do passado: memória e património cultural do Instituto de História Contemporânea.

As sessões deste seminário podem ser uma ocasião de apresentação de pesquisa por parte de investigadores visitantes, ou incorporarem textos teóricos, destinados a leitura e debate por parte de quem participa. Os textos de estudo serão enviados a quem os solicitar, através de um email enviado a Ema Pires (epires@uevora.pt).

Como o seminário pressupõe continuidade, enviar-se-ão os textos do ano anterior, se necessário.

Todas as sessões têm lugar na Sala SE1 do Colégio Almada Negreiros, com início às 18h, com excepção da conferência de João Paulo Avelãs Nunes (4 de Março), que será na sala T4 da Torre B da NOVA FCSH (Avenida de Berna).

Texto a discutir: Anne Monjaret & Mélanie Roustan. “Digestion patrimoniale. Contestations autour d’un ancien musée des colonies à Paris,” Civilisations. Revue internationale d’anthropologie et de sciences humaines 61 (2012): 23-42. [PDF]
Apresentado por Ema Pires

 

 

Cartaz do seminário de investigação "Usos do passado, memória e património cultural", edição 2020

Imagem do cartaz: Estátua de Viriato feita em cimento, localizada sobre um penedo, no topo da Serra da Estrela, e que foi derrubada por jovens estudantes após o 25 de Abril, em Junho de 1974. A foto recolhe o momento desse acto de damnatio memoriae.

As nossas redes

Para quem quer estar mais próximo do que está a acontecer