Fev
2021
SMART Data Sprint 2021 apresenta José van Dijck | A European Perspective on Platformisation
José van Dijck trará o tema da plataformização na sua keynote online e aberta ao público. O evento faz parte da programação do Digital Media Winter Institute e SMART Data Sprint 2021.
Online at Zoom
A palestra da professora da Universidade de Utrecht é aberta ao público.

O SMART Data Sprint tem o prazer de anunciar que José van Dijck se junta à edição de 2021 com um keynote aberto ao público sobre a temática de uma perspetiva europeia da plataformização. A palestra será no dia 3 de fevereiro, às 17h (GMT), via Zoom.

José van Dijck é uma distinta professora universitária da Universidade de Utrecht (Holanda), tendo sido já reitora da Universidade de Amesterdão. De 2015 a 2018, foi também presidente eleita da Royal Netherlands Academy of Arts and Sciences.

O campo de investigação de Van Dijck tem foco em estudos de media e sociedade digital. O seu trabalho cobre uma ampla gama de tópicos em teoria dos media, tecnologias e comunicação, social media e cultura digital. Ela é a co-autora e co-editora de dez livros e mais de cem artigos de periódicos e capítulos de livros. O livro de The Culture of Connectivity – A Critical History of Social Media (Oxford UP, 2013) foi publicado em todo o mundo e traduzido para o espanhol, chinês e farsi. O seu livro mais recente, em co-autoria com Thomas Poell e Martijn de Waal, é intitulado The Platform Society – Public values in a connective world (Oxford University Press, 2018).

A palestra de Van Dijck será online (via Zoom) e aberta aos participantes do SMART Data Sprint e ao público em geral (através de inscrição gratuita em https://bit.ly/SMARTDataSprint_keynoteJvD).