Sessão de formação sobre Acesso Aberto em Teses e Dissertações
Formação
Av. de Berna, 26 C 1069-061 Lisboa

Objetivo geral: o objetivo desta sessão é dotar os/as estudantes de mestrado e doutoramento de informação relativa ao acesso aberto e de como este conceito influencia a organização da sua tese ou dissertação.

Objetivos específicos: No final da sessão, os/as estudantes deverão ser capazes de:

• Conhecer o conceito de geral de Ciência Aberta e em particular os diferentes tipos de acesso à informação;
  • Conhecer o RUN – Repositório da Universidade Nova de Lisboa;
  • Conhecer as normas aplicáveis à organização de uma tese ou dissertação na NOVA FCSH.

Conteúdos programáticos:

• Explorar os conceitos de Ciência Aberta, Acesso Embargado, Acesso Aberto e Acesso Fechado;
  • Apresentação e exploração do RUN – Repositório da Universidade Nova de Lisboa;
  • Esclarecer como é efetuado o depósito e a disponibilização das teses e dissertações no RUN e as suas implicações na organização de uma tese ou dissertação na NOVA FCSH;
  • Breve apresentação das problemáticas associadas ao Regulamento Geral de Proteção de Dados, Legislação de Direitos de Autor e de Direito de Imagem.