Fev
Políticas de Habitação em Lisboa, da Monarquia à Democracia
Exposição
10:00 às 18:00 (2 Fev a 30 Abr 2023)
Museu de Lisboa, Palácio Pimenta, Pavilhão Preto

No dia 2 de Fevereiro, às 18 horas, inaugura no Museu de Lisboa – Palácio Pimenta, Pavilhão Preto, a Exposição “Políticas de habitação em Lisboa: da monarquia à democracia“.

Esta é uma Iniciativa organizada pelo Arquivo Municipal de Lisboa, desenvolvida no âmbito da comemoração dos 30 anos do PER, em parceria com o Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, da NOVA FCSH (CICS.NOVA), no seguimento de uma parceria estabelecida em 2021. A exposição conta também com o apoio da EGEAC / Museu de Lisboa / Palácio Pimenta, onde a mesma decorre até final de abril.

A exposição apresenta os resultados urbanos das políticas habitacionais na cidade, destacando as diferenças práticas e conceptuais das várias políticas promulgadas nos últimos 200 anos, em particular no que respeita a opções de arquitetura, morfologia, desenho urbano, destinatários e localização.

Dá-se assim a conhecer a abundante experiência da capital no domínio habitacional e de como as intervenções promovidas por entidades públicas e semipúblicas contribuíram para a construção da paisagem urbana de Lisboa.

Para facilitar aos visitantes uma correta leitura temporal das políticas de habitação, a exposição encontra-se dividida por regimes políticos (Monarquia Constitucional, Primeira República, Ditadura Militar, Estado Novo e Portugal Democrático). Pretende-se, assim, criar um discurso com base em fotografias, plantas, mapas de distribuição e maquetas que potenciem a reflexão sobre a evolução das políticas de habitação na cidade.

A curadoria da Exposição é do Prof. Gonçalo Antunes, docente na NOVA FCSH e investigador no CICS.NOVA, sendo que a Comissão Científica é composta também pelos Professores Luís Baptista, João Seixas e Nuno Pires Soares, docentes na NOVA FCSH e investigadores no CICS.NOVA.

A esta Exposição encontra-se também associado um Ciclo de Cinema com o título “Habitação e cidade: o passado, o presente e o futuro de Lisboa“, que será composto por sete sessões, repartidas entre o Auditório da Biblioteca Orlando Ribeiro e o Espaço Avenidas. Este Ciclo de Cinema contará, no total, com a exibição de 7 filmes e a presença de cerca de 35 oradores.

O Ciclo de Cinema terá a divulgação do seu programa em tempo oportuno, sendo que, dia 2 de FevereiroQuinta-feira, às 18 horas, no Museu de Lisboa – Palácio Pimenta, Pavilhão Preto, inaugura a Exposição “Políticas de habitação em Lisboa: da monarquia à democracia”, que estará disponível ao público entre 3 de Fevereiro e 30 de Abril.

Mais informações em Arquivo Municipal (lisboa.pt)

Entrada paga

Visitas orientadas pelo curador científico
11 de fevereiro, 15:00