Olhar de Maldoror: singularidades de um cinema político
Sarah Maldoror na rodagem de Sambizanga. © Angola, o nascimento de uma nação.Vol. 2. O cinema da libertação.
Auditório do Museu Aljube

Apresentação do livro “Olhar de Maldoror: singularidades de um cinema político” de Maria do Carmo Piçarra (ICNOVA). Editora: Húmus

23 de maio de 2022 – 18h00  | Auditório do Museu Aljube

Neste livro, editado pela Húmus, através da análise dos filmes que realizou sobre as lutas de libertação e independências nos países africanos de língua oficial portuguesa, Maria do Carmo Piçarra, investigadora do ICNOVA, evidencia as especificidades do olhar da realizadora Sarah Maldoror. Entre os cineastas engajados politicamente, distinguiu-se pela singularidade de usar a ficção para retratar as guerras de libertação nas ex-colónias portuguesas. Simultaneamente, e noutro registo cinematográfico, o do documentário, procurou documentar o processo de consciencialização política e luta armada na Guiné-Bissau através da fixação da importância das mulheres no maquis.

Após as independências africanas, os filmes que fez em Cabo Verde e na Guiné-Bissau mostram o envolvimento das pessoas nos processos de descolonização, sem deixar de relevar, desassombradamente, a hibridez cultural gerada no âmbito do colonialismo. A invisibilidade da sua obra para compor uma filmografia de sobrevivência, em que recorre formalmente à poesia, à música jazz e à pintura, apoiando-se frequentemente numa estética surrealista, deve-se tanto à sua condição de mulher como a nunca se ter sujeitado às pressões exercidas durante o processo de realização dos seus filmes.

A realizadora angolana Pocas Pascoal, que prepara um filme sobre Sarah Maldoror, estará presente, para conversar com a autora.

Créditos image: Sarah Maldoror na rodagem de Sambizanga. © Angola, o nascimento de uma nação. Vol. 2. O cinema da libertação.