Luz e Sombra - Representações da Idade Média no Cinema
Visionamento
Todo o dia (2 a 30 Dez 2022)
Cinemateca Portuguesa

Fruto de uma parceria entre a Cinemateca Portuguesa e o grupo de investigação interuniversitário “Using the Past. The Middle Ages in the Spotlight”, coordenado pela Prof. Alicia Miguélez (NOVA FCSH) e no qual participam ativa ou pontualmente investigadores/as de universidades nacionais e internacionais, o tema do ciclo de cinema é a presença da Idade Média no nosso imaginário tem no cinema uma das suas maiores expressões.

Esta relação remonta, aliás, ao alvorecer da criação da chamada sétima arte. Em 1900, Georges Méliès produziu, em França, o filme Jeanne d’Arc, focado na figura da mártir francesa medieval Joana d ́Arc. A primeira longa-metragem estreada em Itália, de 1911, intitulada Inferno, foi igualmente uma adaptação da primeira parte da Divina Comédia de Dante Alighieri. Do mesmo modo, ao longo dos séculos XX e XXI, a produção de filmes inspirados no período medieval tem sido uma constante. Este imenso repertório constitui, em si mesmo, um objeto cultural de incontestável valor e um extraordinário espelho do nosso tempo, da nossa própria época.

Além de antiga, esta temática é transversal aos diversos géneros cinematográficos (comédia, crime, drama, épico -histórico, ação, aventura, fantasia, animação), a várias indústrias cinematográficas e a realizadores com interesses muito diversos, que, numa ou em várias alturas das suas carreiras, se têm debruçado sobre a Idade Média. O cinema revela -se assim como um campo de criação artística incontornável para conhecer os usos e visões do passado medieval nos séculos XX e XXI.

Programa e informações adicionais