22
Jan
Apresentação do catálogo «The global eye. Dutch, Spanish and Portuguese maps in the collections of the Grand Duke Cosimo III de’ Medici»
Encontro
15:00 às 17:00
Colégio Almada Negreiros, Sala 306

Está patente em Florença, até 29 de maio, na Biblioteca Medicea Laurenziana, a exposição «The global eye. Dutch, Spanish and Portuguese maps in the collections of the Grand Duke Cosimo III de’ Medici», cujo projecto científico foi desenvolvido pelos investigadores Angelo Cattaneo (CHAM) e Sabrina Corbellini (University of Groningen).

Este projecto procura reconstituir o modo como o mundo global de meados do século XVII tomava forma e revela uma circulação notável de pessoas e de conhecimentos entre os Países Baixos, Portugal e a Toscana durante a era moderna.

O projecto resultou de um consórcio entre várias instituições culturais e de investigação científica europeias – entre as quais o CHAM se inclui – que tornou possível a organização de uma exposição, de um catálogo, de um repositório digital (com geo-referenciação da cartografia) e ainda de uma conferência internacional.

Os resultados estão disponíveis em acesso aberto.

Dia 22 de janeiro, terá lugar no Colégio Almada Negreiros, Sala 306, pelas 15h00, a apresentação do catálogo desta exposição e estará a cargo de Francisco Contente Domingues (CHAM).

Haverá posteriormente uma sessão sobre a exposição com Angelo Cattaneo.

 

As nossas redes

Para quem quer estar mais próximo do que está a acontecer