29
Ago
9.ª Oficina de Audiovisual do NUPEPA/ImaRgens
Workshop
16:00 às 18:00 (29 Ago a 11 Out 2022)

De 29 de agosto a 11 de outubro às segundas, terças e quintas das 16h às 18h Brasil / 20h às 22h Portugal – 64h de duração.

Executada pelo NUPEPA/ImaRgens em parceria com o ICNOVA, com o Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da UFRGS/NAVISUAL e com o LABORATÓRIO DE PESQUISA SOCIAL (LAPS) da Universidade de São Paulo.

Inscrições Abertas até 21/08.

A Oficina de Cinema Digital para pesquisadores e alunos da USP, da NOVA, da UFRGS e de outras entidades e públicos interessados tem por objetivo oferecer aos participantes conteúdo técnico e teórico introdutório/fundamental para viabilizar a produção de seus próprios filmes em formato digital. A oficina tem por objetivo apresentar conceitos e exercícios que facilitem o trabalho de alunos/pesquisadores da área das humanidades, da comunicação e de outras áreas de conhecimento nas etapas de planejamento, organização, execução/captação e finalização de seus materiais audiovisuais.

A Oficina é indicada àquelas pessoas que desejam conciliar seus objetivos de pesquisa e trabalhos de campo com a produção de material audiovisual utilizando-se desde equipamentos portáteis dos mais simples, como câmaras de telefones celulares / telemóveis e câmaras portáteis até equipamentos intermediários e avançados de foto e vídeo como as câmaras DSLRs (digital single-lens reflex) bastante populares hoje em dia.

A nona edição da oficina será realizada virtualmente pela plataforma Zoom (ou plataforma similar). O primeiro encontro será realizado no dia 29/08 às 16h no horário do Brasil / 20h no horário de Portugal continental. Serão seis semanas de encontros de duas horas às segundas, terças e quintas-feiras. A cada dia serão abordados diferentes temas diretamente ligados à atividade de produção de material audiovisual. Sendo eles: Introdução à Linguagem Cinematográfica, Roteiro/Guionismo, Direção/Realização, Produção, Fotografia, Som, Edição e Distribuição de conteúdo. A oficina não visa formar profissionais para cada uma destas funções e áreas de conhecimento do audiovisual, mas sim proporcionar experiência em cada uma delas para que os participantes tenham a oportunidade de conhecer e colocar em prática este conhecimento em suas atividades de campo.

Os encontros são organizados de modo que sejam realizadas apresentações de conteúdo teórico e prático e serão feitos exercícios em grupo (virtuais) e individuais com o objetivo de exercitar o conhecimento absorvido durante a oficina. Aos participantes serão apresentados exercícios e questionários que terão por objetivo aperfeiçoar as oficinas e colaborar com pesquisa na área de audiovisual. O curso livre de cinema digital inclui material de acompanhamento/exercícios que será entregue aos participantes em formato digital. O material inclui diagramas, modelos de trabalho, textos, exercícios e materiais para uso durante os encontros além de material complementar para leitura e aprofundamento opcional. Além disso, serão utilizados materiais disponíveis no ambiente Web. Recomenda-se que cada participante recolha e armazene o material produzido na oficina ao longo dos encontros e que disponha de uma câmara ou celular (ao menos 2 por grupo, em especial a partir da terceira semana de encontros) que permita exercitar atividades práticas de gravação de material audiovisual.

Durante todo o período da Oficina os participantes realizarão atividades em grupo com o propósito de colocar em prática o conteúdo trabalhado em cada módulo. Serão avaliadas inscrições de pessoas e grupos. As vagas são limitadas. Em caso de número de inscrições em volume superior à quantidade de vagas oferecidas será dada a preferência a pessoas e grupos que tenham interesse em vincular atividade de pesquisa em temas ligados à área de humanidades integrada à produção audiovisual.

Os encontros terão início às 16h (BR) / 20h (PT) por meio da plataforma digital – link a ser enviado aos inscritos.

Inscrições aqui

 

Datas importantes:

  • 01/08/2022 – início das inscrições
  • 15/08/2022 – início do envio do primeiro lote de confirmação de inscrições
  • 21/08/2022 – fim da etapa de inscrições por ordem de chegada (ou até as vagas para este fim serem preenchidas)
  • 26/08/2022 – envio do link para acesso ao ambiente ZOOM (ou ambiente alternativo) e orientações gerais da oficina
  • 29/08/2022 – início das atividades teóricas e exercícios da oficina
  • 20/09/2022 – início das atividades práticas/trabalhos em grupo para feitura dos filmes (trabalho final)
  • 06/10/2022 – data limite para entrega dos projetos/filmes feitos em grupo para publicação nos canais do NUPEPA e instituições parceiras – NOVA, USP e UFRGS.
  • 10/10 e 11/10 de 2022 – Conclusão da oficina e mostra dos filmes produzidos na 9ª edição da Oficina do NUPEPA/ImaRgens

Informações adicionais em imargens.com.br