2022
7 passos para publicar em Acesso Aberto | Formações online Acesso Aberto a Publicações I

Formadora: Cátia Teles e Marques, Divisão de Apoio à Investigação, NOVA FCSH

Público-alvo: Alunos(as) de Mestrado e Doutoramento, Investigadores/as e Docentes da NOVA FCSH

Escolher bem o meio de publicação dos resultados da investigação é um fator determinante para o impacte e disseminação do trabalho desenvolvido. O número de revistas e editoras cresceu significativamente nas últimas décadas e o acesso aberto (AA) aos resultados da investigação financiada tornou-se uma prática obrigatória nas políticas da FCT e da Comissão Europeia. Por isso, a escolha do meio certo de publicação pode ser um desafio.

Este workshop irá cobrir sete tópicos essenciais a ter em conta neste processo de decisão: os requisitos do financiamento; as diferentes vias para o AA; as políticas de copyright de editoras e revistas; a estratégia de retenção de direitos de autor; a identificação de meios de publicação em AA com qualidade e/ou indexados; a prática de edição predatória; e os “pormenores” a não esquecer.

Recomenda-se dispor de ligação VPN institucional para acesso às bases de dados da Scopus e Web of Science durante o workshop.

Limite de participantes por sessão: 15

Inscrição

Cátia Teles e Marques. (PhD, 2013) Trabalha nas áreas da edição científica e do acesso aberto. Foi no período em que exerceu funções de Coordenadora Editorial do CHAM – Centro de Humanidades (NOVA FCSH-UAc) (2014-2019) que se interessou e aderiu ao movimento do acesso aberto. Desde 2019, trabalha em Gestão de Políticas de Publicação na Divisão de Apoio à Investigação na NOVA FCSH e colabora na promoção e implementação das Políticas de Ciência Aberta. É também membro de grupos de trabalho institucionais e nacionais nesta área.