Etnografia ao serviço de Sintra
5 de Março de 2026, 17:15
“Não existem políticas eficazes sem um conhecimento rigoroso da nossa realidade”, afirmou Andreia Bernardo, vice‑presidente da Câmara Municipal de Sintra, no lançamento do livro Cidadanias Periféricas. Muçulmanos em Sintra, resultante de uma investigação encomendada pela autarquia ao Centro em Rede de Investigação em Antropologia – CRIA.
O Estudo sobre a Integração Social das Pessoas e Comunidade Muçulmana no Concelho de Sintra, realizado em 2023, foi cofinanciado pelo Fundo Asilo, Migração e Integração, e coordenado pela investigadora Raquel Carvalheira e pelo investigador José Mapril, do polo do CRIA na NOVA FCSH. O livro Cidadanias Periféricas resulta desse trabalho etnográfico, realizado no terreno por uma equipa de antropólogos e antropólogas, sobre a integração social de comunidades muçulmanas no concelho de Sintra.
Para a vice‑presidente do município, o livro é “uma ferramenta essencial” para a autarquia aprofundar a compreensão da realidade e “um exercício de reflexão que nos ajuda a construir políticas públicas que tornem Sintra mais coesa e mais justa”. A investigação revelou o impacte de múltiplas discriminações, de que são exemplo a islamofobia e racismo, nas vidas da população muçulmana do concelho, e a forma como têm transformado estas periferias sociais, simbólicas e espaciais em lugares de solidariedade capazes de responder a vulnerabilidades como a precariedade laboral e residencial.
A obra, publicada pela Etnográfica Press, está disponível livre e gratuitamente (na modalidade de acesso aberto freemium) aqui.
Fotografia: Câmara Municipal de Sintra