Erasmus+: NOVA FCSH integra projeto YUCUNET

Está agora a decorrer o projeto Erasmus+ CBHE action “Establishment of a Yucatan-Cuba Network of MA programme in Contemporary Art and Cultural Management-YUCUNET”. Sandra Vieira Jürgens, professora e investigadora do Instituto de História da Arte (IHA), coordena o projeto na NOVA que visa a implantação de uma rede entre universidades americanas e europeias para a criação de cursos de mestrado em Arte Contemporânea e Gestão Artística.

O projeto, liderado pela Universidade de Santiago de Compostela, conta com mais de 870.000 euros de subvenção e pretende proporcionar ferramentas para a criação de uma rede de ensino superior na área da Arte Contemporânea na região Yucatán-Cuba. A rede conta com parceiros de Portugal (Fundação de Serralves, Universidade Católica Portuguesa, Universidade do Porto, Universidade Nova de Lisboa), Espanha (Universidade de Santiago de Compostela), Cuba (Universidad de las Artes-ISA, Universidad de La Habana, Ministerio de Cultura de Cuba) e México (Universidad Autónoma de Yucatán , Universidad Nacional Autónoma de México, Fundación Cultural MACAY, Fabcity Yucatan).

A NOVA FCSH, através do seu programa de Pós-Graduação em Curadoria de Arte, estará envolvida no projecto YUCUNET dando apoio e formação aos parceiros, proporcionando a criação de duas pós-graduações em gestão das artes no México e em Cuba até 2024, sendo esse o objetivo final deste Projeto de Capacitação.

Os projetos de ‘Capacitação no Ensino Superior’ do programa Erasmus+, incluindo o YUCUNET, são projetos de cooperação transnacional que pretendem desenvolver, transferir e implementar práticas inovadoras na educação, investigação, modernização institucional e na sociedade em geral. A participação no projeto YUCUNET reforça o compromisso da NOVA FCSH com a sociedade, a nível local e global, através da transferência de conhecimentos e de uma aposta na internacionalização ao nível do ensino e da investigação colaborativa.

Sketchs da reunião de lançamento do Consórcio YUCUNET, um relatório gráfico da autoria de Adela Vázquez Veiga, da Universidad Autónoma de Yucatán (México).

As nossas redes

Para quem quer estar mais próximo do que está a acontecer