Erasmus+: NOVA FCSH integra projeto YUCUNET

Está agora a decorrer o projeto Erasmus+ CBHE action “Establishment of a Yucatan-Cuba Network of MA programme in Contemporary Art and Cultural Management-YUCUNET”. Sandra Vieira Jürgens, professora e investigadora do Instituto de História da Arte (IHA), coordena o projeto na NOVA que visa a implantação de uma rede entre universidades americanas e europeias para a criação de cursos de mestrado em Arte Contemporânea e Gestão Artística.

O projeto, liderado pela Universidade de Santiago de Compostela, conta com mais de 870.000 euros de subvenção e pretende proporcionar ferramentas para a criação de uma rede de ensino superior na área da Arte Contemporânea na região Yucatán-Cuba. A rede conta com parceiros de Portugal (Fundação de Serralves, Universidade Católica Portuguesa, Universidade do Porto, Universidade Nova de Lisboa), Espanha (Universidade de Santiago de Compostela), Cuba (Universidad de las Artes-ISA, Universidad de La Habana, Ministerio de Cultura de Cuba) e México (Universidad Autónoma de Yucatán , Universidad Nacional Autónoma de México, Fundación Cultural MACAY, Fabcity Yucatan).

A NOVA FCSH, através do seu programa de Pós-Graduação em Curadoria de Arte, estará envolvida no projecto YUCUNET dando apoio e formação aos parceiros, proporcionando a criação de duas pós-graduações em gestão das artes no México e em Cuba até 2024, sendo esse o objetivo final deste Projeto de Capacitação.

Os projetos de ‘Capacitação no Ensino Superior’ do programa Erasmus+, incluindo o YUCUNET, são projetos de cooperação transnacional que pretendem desenvolver, transferir e implementar práticas inovadoras na educação, investigação, modernização institucional e na sociedade em geral. A participação no projeto YUCUNET reforça o compromisso da NOVA FCSH com a sociedade, a nível local e global, através da transferência de conhecimentos e de uma aposta na internacionalização ao nível do ensino e da investigação colaborativa.

Sketchs da reunião de lançamento do Consórcio YUCUNET, um relatório gráfico da autoria de Adela Vázquez Veiga, da Universidad Autónoma de Yucatán (México).