Digital Media Winter Institute propõe análise de dados e plataformas como métodos de interpretação da sociedade

Promovido pelo iNOVA Media Lab – ICNOVA, o Digital Media Winter Institute reúne, de 27 de janeiro a 6 de fevereiro, interessados em trabalhar com dados da internet e ambientes digitais. Trata-se de um encontro anual focado em métodos digitais, visualização de dados e estudos de plataformas web que se divide em dois momentos: o SMART Data Sprint e um workshop sobre redes digitais.

O SMART Data Sprint, que terá lugar na NOVA FCSH de 27 e 31 de janeiro, consiste numa semana intensiva de trabalho focada em dados online, plataformas web e métodos digitais que propõe formas inovadoras para leitura, análise, interpretação e visualização de dados, pesando sempre os mecanismos das plataformas. Este ano o evento tem como tema “Métodos Digitais: teoria-prática-crítica” e realiza-se através de palestras, laboratórios práticos e projetos, traduzidos por ouvir, fazer e depois praticar em grupo de forma interdisciplinar.

O evento, que já vai na sua quarta edição, tem como keynote speakers Bernhard Rieder (Universidade de Amesterdão), que traz como tema “Mapping value(s) in artificial Intelligence”, e Tommaso Venturini (Médialab de Sciences Po Paris), que vai abordar a questão “Visual Network Snalysis”. No final das palestras, ambos vão orientar laboratórios práticos.

O workshop, que decorre de 3 a 6 de fevereiro, tem por tema “Tracking, visualizing and accounting for the networks of (dis-)information with the web crawler Hyphe”, orientado por Mathieu Jacomy, engenheiro investigador da Sciences Po médialab e co-fundador do software Gephi. A proposta será utilizar o web crawler Hyphe para estudar a problemática da desinformação na web.

As inscrições para o SMART Data Sprint e para o workshop têm diferentes momentos e são realizadas separadamente. No primeiro caso, os interessados podem beneficiar de uma bolsa.