Declaração conjunta de apoio ao Acesso Aberto
As associações CESAER, European University Association (EUA) e Science Europe, juntaram-se num comunicado conjunto de apoio à Ciência Aberta e ao Acesso Aberto, considerando fundamental que os investigadores, as universidades e outras organizações que realizam investigação, disseminem e reutilizem os seus resultados de investigação sem restrições ou embargos. 
 
A declaração expressa profunda preocupação relativamente às práticas pouco claras de alguns editores, recentemente denunciadas pela cOAlition S. Salienta, também, que as editoras complicam e confundem os investigadores com algumas questões, e que normalmente exigem que estes assinem acordos de publicação exclusiva que restringem o que podem fazer com os seus resultados de investigação.
 
Apelam, assim, a que os editores reconsiderem a sua posição e modernizem as suas abordagens de forma a respeitar plenamente os direitos dos investigadores, incluindo a partilha sem restrições ou embargos dos seus resultados de investigação revistos por pares. 
 
 

As nossas redes

Para quem quer estar mais próximo do que está a acontecer