Apresentação

A Pós-Graduação em Gestão e Curadoria de Informação oferece formação teórica e prática numa área de estudos inovadora e emergente que promove uma abordagem interdisciplinar entre a Gestão de Informação, a Ciência da Informação e o Património Documental. O objetivo central deste curso passa pela aquisição e/ou aprofundamento de conhecimentos e competências que permitam dotar especialistas na gestão de suportes de informação híbridos e digitais.

A Pós-Graduação em Gestão e Curadoria de Informação decorrerá ao longo de dois semestres. Os dois semestres têm um carácter teórico-prático e são compostos por três unidades curriculares letivas em cada semestre. O segundo semestre tem uma disciplina obrigatória e duas disciplinas optativas.

Este curso é destinado a recém-licenciados, investigadores, profissionais de instituições culturais, patrimoniais ou a organizações e indivíduos que que pretendam obter conhecimentos aprofundados e inovadores em gestão e curadoria de informação. Os conhecimentos adquiridos poderão ser aplicados na prossecução de cursos conferentes de grau, na investigação, ou no estudo, tratamento, descrição, organização, preservação e curadoria de informação.

Objetivos

A Pós-Graduação em Gestão e Curadoria da informação tem como objetivo oferecer formação teórica e prática numa área de estudos emergente e formar especialistas com competências que os habilitem a gerir projetos e iniciativas interdisciplinares no domínio da gestão da informação, comunicação e curadoria nas organizações, diagnosticando tendências, analisando evidências, avaliando impactos e o valor dessas atividades para as partes interessadas, compreendendo como distintos contextos e modelos sociopolíticos podem influenciar a produção, aquisição, organização, avaliação e representação da informação.

As valências específicas a desenvolver nesta Pós-Graduação compreendem os seguintes aspetos, entre outros:

  • Fundamentos, teoria e métodos da Ciência da Informação;
  • Formação de base teórica e prática no tratamento, descrição, preservação, recuperação e curadoria de informação em vários suportes, com especial destaque para a informação digital e metadados digitais;
  • Formação em gestão e comportamento organizacional, avaliação de desempenho e sustentabilidade e empreendedorismo cultural;
  • Reflexão acerca de temas atuais da ética e responsabilidade social da informação;
  • Compreensão das Políticas Públicas e governança da informação.

Saídas Profissionais

A Pós-Graduação acompanha a evolução dos perfis e competências de Informação Documentação destacando o alargamento do campo profissional com o aparecimento de novas saídas profissionais no mercado de trabalho: perfis híbridos, especialistas em tecnologia, consultores de informação, gestores de conhecimento, chegando, mais recentemente, aos gestores de conteúdos digitais, curadores de informação, curadores digitais ou gestores de comunidades e até bibliotecário de dados e gestor de dados.

Estrutura curricular

Duração: 2 semestres | Créditos: 60 ECTS

Regime: Presencial ( 1 ) | Horário: Pós-laboral

O conjunto das unidades curriculares necessárias à obtenção dos 60 ECTS deve incluir 6 unidades curriculares que compõem o plano de estudos da Pós-Graduação:

  • 4 unidades curriculares obrigatórias;
  • 1 unidade curricular do conjunto das optativas condicionadas A;
  • 1 unidade curricular do conjunto das optativas condicionadas B.

( 1 ) se as condições sanitárias permitirem.

Coordenação

As nossas redes

Para quem quer estar mais próximo do que está a acontecer