Aviso: este curso não tem candidaturas abertas para 2021/22.

Apresentação

Este curso foi criado no quadro do protocolo estabelecido entre a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa (NOVA FCSH), o Instituto de Defesa Nacional (IDN).

A Pós-Graduação em Estudos Estratégicos e de Segurança visa fomentar o conhecimento científico e proporcionar instrumentos de análise e metodologias necessários para avaliar, gerir e tomar decisões. Inclui problemas concretos decorrentes dos desafios impostos pelo novo enquadramento da segurança internacional e da defesa, pela cooperação internacional, pela globalização, pelo contexto geopolítico e geoestratégico em que se configuram as relações de poderes mundiais, nos quais os processos de decisão estratégica e o enquadramento da segurança e defesa nacional  devem ser equacionados.

O curso desenvolverá uma ligação estreita com entidades nacionais e estrangeiras, nomeadamente com outras entidades de ensino e think tanks vocacionados para as temáticas em estudo. Inclui a assistência a ciclos de conferências, seminários e colóquios nacionais e internacionais sobre temáticas relacionadas com o tema da Pós-graduação.

Ao abrigo do Protocolo firmado entre as duas Instituições, a conclusão desta Pós-Graduação permite que o estudante, caso queira dar continuidade aos seus estudos, solicite a creditação, de acordo com o Regulamento n.º 370/2015, das competências adquiridas, até ao máximo de 40 ECTS da parte curricular do Mestrado em Ciência Política e Relações Internacionais da NOVA FCSH, devendo os interessados, que desejarem realizar o mestrado, respeitar os critérios de candidatura válidos para os demais candidatos.

Objetivos

Os objetivos gerais podem ser sintetizados nos seguintes:

  • Proporcionar um elevado grau de preparação teórica e aplicada contribuindo para a qualificação dos candidatos no exercício de funções de liderança ou de assessoria técnica, nas estruturas públicas do Estado, nas empresas, em organismos privados e no quadro da sociedade civil no atual contexto de relacionamento global, bem como em organizações governamentais, não governamentais, inter-governamentais e internacionais.
  • Consolidar conhecimento num enquadramento teórico, prático e interdisciplinar sobre grandes questões nacionais e internacionais decorrentes dos desafios e oportunidades num contexto de segurança global, habilitando os participantes a melhor compreender e debater o quadro de transformações do mundo contemporâneo;
  • Dotar os participantes de um conjunto de conhecimentos e metodologias de análise, que permitam uma compreensão rigorosa dos assuntos de natureza global, regional e nacional na área da Segurança e Defesa, numa perspetiva multidimensional e multidisciplinar.
  • Desenvolver competências de aplicação dos conhecimentos à formulação, equacionamento e resolução de problemas em contextos temáticos diversificados e conjunturas complexas, que envolvam a tomada de decisões no âmbito da segurança e defesa.

Saídas Profissionais

Funções de direção ou de assessoria técnica nas estruturas públicas do Estado, nas empresas, em organismos privados e no quadro da sociedade civil, bem como em organizações governamentais, não governamentais, intergovernamentais e internacionais.

Estrutura curricular

Duração: 2 semestres | Número de créditos: 60 ECTS

Regime: Presencial ( 1 ) | Horário: Pós-laboral

O conjunto das unidades curriculares necessárias à obtenção dos 60 ECTS deve incluir 6 unidades curriculares que compõem o plano de estudos da Pós-Graduação:

  • 5 unidades curriculares obrigatórias;
  • 1 unidade curricular do conjunto das optativas condicionadas.

( 1 ) se as condições sanitárias permitirem.

As nossas redes

Para quem quer estar mais próximo do que está a acontecer