PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS ESTRATÉGICOS E DE SEGURANÇA

Apresentação

Este curso foi criado no quadro do protocolo estabelecido entre a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa (NOVA FCSH), o Instituto de Defesa Nacional – IDN.

A Pós-Graduação em Estudos Estratégicos e de Segurança visa fomentar o conhecimento científico e proporcionar instrumentos de análise e metodologias necessários para avaliar, gerir e tomar decisões. Inclui problemas concretos decorrentes dos desafios impostos pelo novo enquadramento da segurança internacional e da defesa, pela cooperação internacional, pela globalização, pelo contexto geopolítico e geoestratégico em que se configuram as relações de poderes mundiais, nos quais os processos de decisão estratégica e o enquadramento da segurança e defesa nacional  devem ser equacionados.

O curso desenvolverá uma ligação estreita com entidades nacionais e estrangeiras, nomeadamente com outras entidades de ensino e think tanks vocacionados para as temáticas em estudo. Inclui a assistência a ciclos de conferências, seminários e colóquios nacionais e internacionais sobre temáticas relacionadas com o tema da Pós-graduação.

Ao abrigo do Protocolo firmado entre as duas Instituições, a conclusão desta Pós-Graduação permite que o estudante, caso queira dar continuidade aos seus estudos, solicite a creditação, de acordo com o Regulamento n.º 370/2015, das competências adquiridas, até ao máximo de 40 ECTS da parte curricular do Mestrado em Ciência Política e Relações Internacionais da NOVA FCSH, devendo os interessados, que desejarem realizar o mestrado, respeitar os critérios de candidatura válidos para os demais candidatos.

Objetivos

Os objetivos gerais podem ser sintetizados nos seguintes:

  • Proporcionar um elevado grau de preparação teórica e aplicada contribuindo para a qualificação dos candidatos no exercício de funções de liderança ou de assessoria técnica, nas estruturas públicas do Estado, nas empresas, em organismos privados e no quadro da sociedade civil no atual contexto de relacionamento global, bem como em organizações governamentais, não governamentais, inter-governamentais e internacionais.
  • Consolidar conhecimento num enquadramento teórico, prático e interdisciplinar sobre grandes questões nacionais e internacionais decorrentes dos desafios e oportunidades num contexto de segurança global, habilitando os participantes a melhor compreender e debater o quadro de transformações do mundo contemporâneo;
  • Dotar os participantes de um conjunto de conhecimentos e metodologias de análise, que permitam uma compreensão rigorosa dos assuntos de natureza global, regional e nacional na área da Segurança e Defesa, numa perspetiva multidimensional e multidisciplinar.
  • Desenvolver competências de aplicação dos conhecimentos à formulação, equacionamento e resolução de problemas em contextos temáticos diversificados e conjunturas complexas, que envolvam a tomada de decisões no âmbito da segurança e defesa.

Saídas Profissionais

Funções de direção ou de assessoria técnica nas estruturas públicas do Estado, nas empresas, em organismos privados e no quadro da sociedade civil, bem como em organizações governamentais, não governamentais, intergovernamentais e internacionais.

Regimes de acesso Ao curso

Em cada curso existem vários regimes de acesso possíveis. Estas são as variantes disponíveis para este Curso (para saber mais detalhes sobre elas clique nas opções).

São admitidos como candidatos à inscrição:

  1. Os candidatos detentores de um certificado de conclusão de licenciatura obtido em Estabelecimento de Ensino Superior de países subscritores da Declaração de Bolonha e de outros considerados afins, tendo em atenção a respetiva estrutura curricular com menção da média final;
  2. Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo órgão científico estatutariamente competente da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, com menção da média final;
  3. Detentores de um currículo escolar ou científico reconhecido pelo Júri de Seleção, que ateste a capacidade para a realização deste ciclo de estudos.

Estrutura curricular

Duração: 2 semestres | Número de créditos: 60 ECTS

O conjunto das unidades curriculares necessárias à obtenção dos 60 ECTS deve incluir 6 unidades curriculares que compõem o plano de estudos da Pós-Graduação:

  • 5 unidades curriculares obrigatórias;
  • 1 unidade curricular do conjunto das 3 optativas condicionadas.

Coordenação

As nossas redes

Para quem quer estar mais próximo do que está a acontecer