Este curso vai ser lecionado nas modalidades presencial e streaming.

Apresentação

A Pós-Graduação em Arquivística Histórica, que decorre ao longo de dois semestres, oferece formação teórica e prática numa área de estudos inovadora e emergente que promove uma abordagem interdisciplinar entre a História, a Ciência da Informação e a Ciência Arquivística. O primeiro semestre tem um carácter teórico-prático e é composto por seis unidades curriculares letivas. O segundo semestre tem um carácter prático e é composto por um projeto em Arquivística Histórica e por um seminário de acompanhamento de projeto. Os trabalhos finais de projeto compreendem o estudo, tratamento e descrição de arquivos de variada tipologia e serão disponibilizados em acesso aberto no website de Arquivística Histórica da NOVA FCSH.

Objetivos

A Pós-Graduação em Arquivística Histórica tem como objetivo oferecer formação teórica e prática numa área de estudos inovadora e emergente que promove uma abordagem interdisciplinar entre a História, a Ciência da Informação e a Ciência Arquivística. Em termos gerais, o perfil da formação a obter neste curso passa pela aquisição e/ou aprofundamento de conhecimentos e competências que permitam dotar especialistas das ferramentas necessárias para compreender os arquivos – na sua dupla aceção de instituições de memória e conjuntos documentais - como complexas construções sociais, políticas e culturais organicamente ligadas à evolução histórica das suas entidades produtoras. As valências específicas a desenvolver na Pós-Graduação em Arquivística Histórica compreendem os seguintes aspetos, entre outros:

  • Teoria e métodos da Arquivística Histórica;
  • Formação de base teórica e prática no tratamento, descrição e recuperação de informação;
  • Uso de arquivos e ferramentas de descrição digitais, com particular ênfase nos exemplos das Humanidades Digitais e da promoção do acesso aberto, da história cidadã, da arquivística participativa e da designada web 2.0.;
  • Reflexão acerca de temas atuais que incidem sobre o papel dos arquivos numa sociedade pós-colonial que se pretende democrática, transparente e inclusiva, e sobre as alternativas possíveis ao modelo arquivístico público e estatal, de que são exemplo os arquivos de comunidades;
  • Compreensão da evolução histórica dos diferentes tipos de arquivos (estatais, municipais, religiosos, familiares);
  • Metodologias de investigação em arquivo;
  • Aplicação prática dos pontos anteriores no estudo, tratamento e descrição de arquivos de variada tipologia.

Saídas Profissionais

A Pós-Graduação em Arquivística Histórica é destinada a recém-licenciados, investigadores, profissionais de instituições de memória ou organizações ou indivíduos que tutelem arquivos privados que pretendam obter conhecimentos aprofundados e inovadores sobre esta área de estudos emergente. Deste modo, o curso não se restringe a um público-alvo com formação prévia em História ou Ciências da Informação, abrindo-se à comunidade e a todos aqueles que desejem desenvolver uma abordagem interdisciplinar, teórica e prática, ao estudo dos arquivos. Os conhecimentos teóricos e práticos adquiridos ao longo deste curso poderão ser aplicados na prossecução de cursos conferentes de grau, na investigação, ou no estudo, tratamento e descrição de arquivos tutelados por instituições de memória ou por proprietários privados.

Estrutura curricular

Duração: 2 semestres | Créditos: 60 ECTS

Regime: Presencial ( 1 ) | Horário: Pós-laboral

O conjunto das unidades curriculares necessárias à obtenção dos 60 ECTS deve incluir 7 unidades curriculares que compõem o plano de estudos da Pós-Graduação:

  • 5 unidades curriculares obrigatórias;
  • 2 unidades curriculares do conjunto das optativas condicionadas.

( 1 ) se as condições sanitárias permitirem.

Coordenação

As nossas redes

Para quem quer estar mais próximo do que está a acontecer