regime: e-Learning 

Apresentação

(2023/24 - 1ª EDIÇÃO)

Ter apenas qualidades de liderança ou de empreendedorismo já não é suficiente para a criação e desenvolvimento de iniciativas bem sucedidas. Numa sociedade tão competitiva, flexível e interconectada como aquela em que vivemos hoje, é necessário possuir tanto competências de liderança como de empreendedorismo para ter sucesso. Vivemos cada vez mais na Era digital, e o «netpreneurship» surge como a capacidade fundamental para gerir um negócio na Internet, requisito absoluto para o sucesso nos dias de hoje. Um netpreneur é, portanto, aquele que cria um negócio de sucesso a partir do seu capital intelectual, utilizando a infraestrutura de conectividade fornecida pela internet para colocar os seus produtos ou serviços no mercado.

Ao contrário dos líderes hierárquicos tradicionais, que se limitam a preencher o seu lugar em organizações altamente estruturadas com regras e regulamentos muito claros e atribuídos a cada indivíduo de acordo com a sua posição, os líderes empreendedores na Era digital devem ser capazes de assumir a liderança em redes digitais em constante mudança que muitas vezes são fluidas, incertas e altamente desafiadoras. Devem conquistar a sua posição de líderes nas inúmeras redes em que atuam, devem perceber e aproveitar oportunidades fluidas de conexão e precisam ser capazes de se ajustar a múltiplas culturas e ambientes organizacionais transnacionais, utilizando com proficiência recursos digitais de última geração para potenciar a sua influência. Em vez de ser apenas um líder, ou um empreendedor, ou um especialista em recursos digitais, o E-Leaderpreneur é tudo isto ao mesmo tempo.

Objetivos

O curso capacita empreendedores que desejam ter um impacto positivo numa sociedade digital. O curso preparará os alunos para criar e expandir empreendimentos digitais bem-sucedidos, inovadores e de alto impacto que realmente fazem a diferença.

Neste curso os alunos adquirirão conhecimentos fundamentais que os ajudarão a determinar como desenvolver a visão empreendedora, a capacidade de comunicação, o posicionamento estratégico e a confiança, para que possam:

  1. Gerar ideias para criar valor para os seus empreendimentos e para a sociedade;
  2. Extrair empenho e esforço dos seus colaboradores e pares organizacionais para a concretização dos seus propósitos;
  3. Mobilizar detentores de recursos como parceiros, fornecedores, entidades públicas e privadas e outros stakeholders na prossecução das suas ideias de negócios;
  4. Perseverar diante da mudança, incerteza e adversidade;
  5. Compreender e influenciar o contexto social, político e económico em que se inserem;
  6. Implantar recursos digitais com proficiência para atingir os seus objetivos.

Saídas Profissionais

O curso é projetado precisamente para preparar os participantes para criar as suas próprias oportunidades profissionais. Implica passar de uma abordagem passiva, em que os alunos dependem do acordo de potenciais empregadores para iniciar/manter o seu percurso profissional, para uma abordagem ativa, em que os alunos se assumem enquanto atores-chave nos seus próprios percursos profissionais.

Assim, o curso aborda as principais mudanças nas relações de trabalho que as sociedades digitais contemporâneas enfrentam. Ao invés de procurar um emprego, os participantes vão posicionar-se estrategicamente nas Redes Sociais para desenvolver autoridade, criar parcerias estratégicas e levantar oportunidades de negócios que irão alavancar as suas carreiras.

Estrutura curricular

Duração: 1 semestre| Número de créditos: 30 ECTS |  4 Unidades Curriculares obrigatórias 

Regime: e-Learning | Horário Laboral

O conjunto das unidades curriculares necessárias à obtenção dos 30 ECTS deve incluir todas as 4 unidades curriculares obrigatórias que compõem o plano de estudos do Curso de Especialização.

 

 

 

 

Coordenação

Corpo docente