CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO Aquisição e Perturbações da Linguagem: Desafios das Neurociências da Linguagem no Século XXI
Para o ano letivo 2020|21 a instituição gestora é o Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa (ICS-UCP), em conformidade com o estabelecido em protocolo.
Inscrições: Consultar o SITE do ICS-UCP para informações.
Duração do curso: fevereiro a julho 2021
Este curso foi criado no quadro do protocolo estabelecido entre a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa (NOVA FCSH) e o Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa (ICS-UCP).
Apresentação
O Curso de Especialização em Aquisição e Perturbações da Linguagem: Desafios das Neurociências da Linguagem no Século XXI é oferecido pela NOVA FCSH em parceria com o Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa e destina-se a licenciados em Linguística, Ciências da Linguagem, Terapia da Fala, Ensino da Língua Materna e não Materna e áreas afins.
Procurando fomentar a interdisciplinaridade e o trabalho em equipa nas áreas da aquisição da linguagem e das perturbações da linguagem, visa contribuir para a criação de massa crítica nesta área em Portugal e promover a colaboração entre instituições portuguesas. Propõe-se um ciclo de estudos ajustado à realidade dos dias de hoje, em contexto de bilinguismo, bimodalidade, multilinguismo ou de (re)habilitação auditiva e da linguagem oral após implante coclear, tendo sempre as perspetivas teórica e prática presentes.
Objetivos
O curso tem o objetivo de oferecer formação avançada em aquisição e perturbações da linguagem na criança e no adulto, contribuindo para o desenvolvimento de conhecimentos e competências necessários ao trabalho nestas áreas, adaptado à realidade do século XXI. Pretende-se que os alunos desenvolvam:
- compreensão do processo de aquisição e desenvolvimento da linguagem numa perspetiva monolingue e bilingue;
- conhecimentos e competências na área das perturbações da linguagem;
- compreensão das lesões que conduzem às perturbações da linguagem na criança e no adulto;
- compreensão das bases da surdez e da modalidade gestual enquanto modalidade linguística na espécie humana;
- competências básicas de procura e leitura de bibliografia científica e desenvolvimento de um enquadramento global da compreensão das perturbações da linguagem, que lhes permitam integrar novas informações, numa área em permanente atualização.
Vagas
Secretariado
Centro Luís Krus | clk.flv@fcsh.unl.pt | 217 908 300Ligações Úteis
Propina
1.800€Regimes de acesso Ao curso
São admitidos como candidatos à inscrição:
- Os candidatos detentores de um certificado de conclusão de licenciatura obtido em Estabelecimento de Ensino Superior de países subscritores da Declaração de Bolonha e de outros considerados afins, tendo em atenção a respetiva estrutura curricular com menção da média final;
- Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo órgão científico estatutariamente competente da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, com menção da média final;
- Detentores de um currículo escolar ou científico reconhecido pelo Júri de Seleção, que ateste a capacidade para a realização deste ciclo de estudos.
Estrutura curricular
Duração: 1 semestre | Número de créditos: 30 ECTS (European Credit Transfer System).
O conjunto das unidades curriculares necessárias à obtenção dos 30 ECTS deve incluir 4 unidades curriculares que compõem o plano de estudos do Curso de Especialização:
- 3 unidades curriculares obrigatórias;
- 1 unidade curricular do conjunto das 2 optativas condicionadas.
