CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO Aquisição e Perturbações da Linguagem: Desafios das Neurociências da Linguagem no Século XXI

Para o ano letivo 2020|21 a instituição gestora é o Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa (ICS-UCP), em conformidade com o estabelecido em protocolo.

Inscrições: Consultar o SITE do ICS-UCP para informações.

Duração do curso: fevereiro a julho 2021

Este curso foi criado no quadro do protocolo estabelecido entre a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa (NOVA FCSH) e o Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa (ICS-UCP).

Apresentação

O Curso de Especialização em Aquisição e Perturbações da Linguagem: Desafios das Neurociências da Linguagem no Século XXI é oferecido pela NOVA FCSH em parceria com o Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa e destina-se a licenciados em Linguística, Ciências da Linguagem, Terapia da Fala, Ensino da Língua Materna e não Materna e áreas afins. 

Procurando fomentar a interdisciplinaridade e o trabalho em equipa nas áreas da aquisição da linguagem e das perturbações da linguagem, visa contribuir para a criação de massa crítica nesta área em Portugal e promover a colaboração entre instituições portuguesas. Propõe-se um ciclo de estudos ajustado à realidade dos dias de hoje, em contexto de bilinguismo, bimodalidade, multilinguismo ou de (re)habilitação auditiva e da linguagem oral após implante coclear, tendo sempre as perspetivas teórica e prática presentes.

Objetivos

O curso tem o objetivo de oferecer formação avançada em aquisição e perturbações da linguagem na criança e no adulto, contribuindo para o desenvolvimento de conhecimentos e competências necessários ao trabalho nestas áreas, adaptado à realidade do século XXI. Pretende-se que os alunos desenvolvam:

  • compreensão do processo de aquisição e desenvolvimento da linguagem numa perspetiva monolingue e bilingue;
  • conhecimentos e competências na área das perturbações da linguagem;
  • compreensão das lesões que conduzem às perturbações da linguagem na criança e no adulto;
  • compreensão das bases da surdez e da modalidade gestual enquanto modalidade linguística na espécie humana;
  • competências básicas de procura e leitura de bibliografia científica e desenvolvimento de um enquadramento global da compreensão das perturbações da linguagem, que lhes permitam integrar novas informações, numa área em permanente atualização.

Regimes de acesso Ao curso

Em cada curso existem vários regimes de acesso possíveis. Estas são as variantes disponíveis para este Curso (para saber mais detalhes sobre elas clique nas opções).

São admitidos como candidatos à inscrição:

  1. Os candidatos detentores de um certificado de conclusão de licenciatura obtido em Estabelecimento de Ensino Superior de países subscritores da Declaração de Bolonha e de outros considerados afins, tendo em atenção a respetiva estrutura curricular com menção da média final;
  2. Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo órgão científico estatutariamente competente da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, com menção da média final;
  3. Detentores de um currículo escolar ou científico reconhecido pelo Júri de Seleção, que ateste a capacidade para a realização deste ciclo de estudos.

Estrutura curricular

Duração: 1 semestre | Número de créditos: 30 ECTS (European Credit Transfer System).

O conjunto das unidades curriculares necessárias à obtenção dos 30 ECTS deve incluir 4 unidades curriculares que compõem o plano de estudos do Curso de Especialização:

  • 3 unidades curriculares obrigatórias;
  • 1 unidade curricular do conjunto das 2 optativas condicionadas.

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