Candidaturas 2021/22: de 1 a 30 de novembro de 2021

Este curso vai ser lecionado a distância (sessões síncronas)

Apresentação

Este curso foi criado no quadro do protocolo estabelecido entre a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa (NOVA FCSH) e o Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa (ICS-UCP).

O Curso de Especialização em Aquisição e Perturbações da Linguagem: Desafios das Neurociências da Linguagem no Século XXI é oferecido pela NOVA FCSH em parceria com o Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa e destina-se a licenciados em Linguística, Ciências da Linguagem, Terapia da Fala, Ensino da Língua Materna e não Materna e áreas afins. 

Procurando fomentar a interdisciplinaridade e o trabalho em equipa nas áreas da aquisição da linguagem e das perturbações da linguagem, visa contribuir para a criação de massa crítica nesta área em Portugal e promover a colaboração entre instituições portuguesas. Propõe-se um ciclo de estudos ajustado à realidade dos dias de hoje, em contexto de bilinguismo, bimodalidade, multilinguismo ou de (re)habilitação auditiva e da linguagem oral após implante coclear, tendo sempre as perspetivas teórica e prática presentes.

Objetivos

O curso tem o objetivo de oferecer formação avançada em aquisição e perturbações da linguagem na criança e no adulto, contribuindo para o desenvolvimento de conhecimentos e competências necessários ao trabalho nestas áreas, adaptado à realidade do século XXI. Pretende-se que os alunos desenvolvam:

  • compreensão do processo de aquisição e desenvolvimento da linguagem numa perspetiva monolingue e bilingue;
  • conhecimentos e competências na área das perturbações da linguagem;
  • compreensão das lesões que conduzem às perturbações da linguagem na criança e no adulto;
  • compreensão das bases da surdez e da modalidade gestual enquanto modalidade linguística na espécie humana;
  • competências básicas de procura e leitura de bibliografia científica e desenvolvimento de um enquadramento global da compreensão das perturbações da linguagem, que lhes permitam integrar novas informações, numa área em permanente atualização.

Saídas Profissionais

O curso visa contribuir para o desenvolvimento de conhecimentos teóricos sólidos e de competências metodológicas que habilitem os alunos para integrar equipas interdisciplinares e os preparem para o desempenho de atividades profissionais em áreas relacionadas com a aquisição, o desenvolvimento e as perturbações da linguagem em contextos monolingues e multilingues. A formação deverá também assegurar o desenvolvimento de competências necessárias à realização de investigação aplicada nas áreas da aquisição e das perturbações da linguagem na criança e no adulto.

Estrutura curricular

Duração: 1 semestre | Créditos: 30 ECTS

Regime: Ensino a distância | Horário: Pós-laboral

O conjunto das unidades curriculares necessárias à obtenção dos 30 ECTS deve incluir 4 unidades curriculares que compõem o plano de estudos do Curso de Especialização:

  • 3 unidades curriculares obrigatórias;
  • 1 unidade curricular do conjunto das optativas condicionadas.

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