CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO Aquisição e Perturbações da Linguagem: Desafios das Neurociências da Linguagem no Século XXI

Início: 10 de fevereiro de 2020 | Fim: 29 de maio de 2020

Este curso foi criado no quadro do protocolo estabelecido entre a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa (NOVA FCSH) e o Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa (ICS-UCP).

O Curso de Especialização em Aquisição e Perturbações da Linguagem: Desafios das Neurociências da Linguagem no Século XXI é oferecido pela NOVA FCSH em parceria com o Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa e destina-se a licenciados em Linguística, Ciências da Linguagem, Terapia da Fala, Ensino da Língua Materna e não Materna e áreas afins. 

Procurando fomentar a interdisciplinaridade e o trabalho em equipa nas áreas da aquisição da linguagem e das perturbações da linguagem, visa contribuir para a criação de massa crítica nesta área em Portugal e promover a colaboração entre instituições portuguesas. Propõe-se um ciclo de estudos ajustado à realidade dos dias de hoje, em contexto de bilinguismo, bimodalidade, multilinguismo ou de (re)habilitação auditiva e da linguagem oral após implante coclear, tendo sempre as perspetivas teórica e prática presentes.

 

OBJETIVOS

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O curso tem o objetivo de oferecer formação avançada em aquisição e perturbações da linguagem na criança e no adulto, contribuindo para o desenvolvimento de conhecimentos e competências necessários ao trabalho nestas áreas, adaptado à realidade do século XXI. Pretende-se que os alunos desenvolvam:

  • compreensão do processo de aquisição e desenvolvimento da linguagem numa perspetiva monolingue e bilingue;
  • conhecimentos e competências na área das perturbações da linguagem;
  • compreensão das lesões que conduzem às perturbações da linguagem na criança e no adulto;
  • compreensão das bases da surdez e da modalidade gestual enquanto modalidade linguística na espécie humana;
  • competências básicas de procura e leitura de bibliografia científica e desenvolvimento de um enquadramento global da compreensão das perturbações da linguagem, que lhes permitam integrar novas informações, numa área em permanente atualização.

Estrutura curricular

Duração: 1 semestre | Número de créditos: 30 ECTS (European Credit Transfer System).

O conjunto das unidades curriculares necessárias à obtenção dos 30 ECTS deve incluir 4 unidades curriculares que compõem o plano de estudos do Curso de Especialização:

  • 3 unidades curriculares obrigatórias;
  • 1 unidade curricular do conjunto das 2 optativas condicionadas.

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