CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO Análise de Dados e Visualização da Informação

Candidaturas de 02 a 30 de novembro de 2020

 

O Curso de Especialização em Análise de Dados e Visualização da Informação está pedagogicamente desenhado para prover conhecimentos, capacidades e competências necessárias para desenvolver uma base sólida em campos que ganham cada vez mais relevância na investigação e no mercado de trabalho.
A especialização visa preparar os alunos para trabalhar em projetos complexos de análise de dados que exigem o desenvolvimento de interfaces visuais para a comunicar resultados.
As quatro unidades curriculares desta especialização permitem aos alunos a aquisição de competências gerais e específicas indispensáveis para o atual contexto laboral e científico:

  • Conceitos básicos, operações, fórmulas, tabelas dinâmicas e cruzamento de dados em folhas de cálculo;
  • Introdução a formatos e bases de dados: como ler, converter e utilizar arquivos em diferentes formatos, assim como a importância dos dados abertos;
  • Competências em diferentes ferramentas para a análise de dados e a criação de gráficos, mapas e visualizações;
  • Definições e conceitos de design e interação;
  • A importância da codificação da informação.

 

OBJETIVOS

_____

Os dados estão se tornando onipresentes e cada vez mais decisões são tomadas a partir do exame de variáveis e constantes. Saber como aceder, extrair, ler e interrogar bases de dados é essencial para realizar análises rigorosas e obter insights relevantes. Da mesma forma, para transmitir os resultados encontrados da maneira mais eficiente e clara é preciso saber escolher a visualização mais indicada para comunicar essa informação. Este Curso de Especialização tem como objetivo introduzir e integrar conhecimento teórico e prático no campo da análise de dados e da visualização da informação. O curso está dividido em quatro unidades curriculares:

  • Entrevistando Bases de Dados;
  • Introdução a ferramentas para análise de dados e visualização da informação;
  • Fundamentos da Visualização;
  • Projeto de Dados Acompanhado.

O Programa do Curso de Especialização tem como objetivo formar investigadores e profissionais nas áreas fundamentais de Análise de Dados e Visualização da Informação, garantindo que terminem o curso com a capacidade de: Aceder a bases de dados, limpar e organizar dados, como utilizar filtros, fórmulas e cruzar dados; Criar e produzir gráficos e visualizações de dados utilizando conceitos de visualização da informação e design; Utilizar ferramentas para extrair dados de websites, criar gráficos e mapas interativos.

 

CANDIDATURAS

_____

Os critérios de seleção são expostos no edital de candidatura de cada ano letivo (disponível no topo desta página).

Informação útil

Vagas

25

Propina

900€ [Ver modalidades de pagamento em Informações e regulamentos de Estudos Pós-Graduados]

Saídas Profissionais

A era do big data não virou um chavão por acaso. O termo pode ser aplicado virtualmente a todas as áreas do conhecimento. Saber como navegar pelos dados, extrair conhecimento das folhas de cálculo e comunicar resultados da forma mais eficiente é um diferencial importante no mercado atualmente. O Curso de Especialização em Análise de Dados e Visualização da Informação procura suprir essa carência apresentando conceitos, técnicas e ferramentas utilizadas para desenvolver projetos baseados em dados e criar visualizações interativas. Dessa forma, este Curso de Especialização permite integração em diferentes setores de atividade, possibilitando desempenhar profissões em áreas como Comunicação Social, Marketing, Gestão de Redes Sociais, Consultoria de Business Intelligence e investigação em variadas áreas.

Regimes de acesso Ao curso

Em cada curso existem vários regimes de acesso possíveis. Estas são as variantes disponíveis para este Curso (para saber mais detalhes sobre elas clique nas opções).

As condições de acesso e ingresso no ciclo de estudos refletem as condições estabelecidas na legislação nacional, nomeadamente:

a) Possuir o grau de licenciado (1º ciclo), ou equivalente legal;

b) Titulares de um grau académico estrangeiro que seja reconhecido pelo Conselho Científico (CC) da NOVA FCSH;

c) Ser detentor de um currículo académico, científico ou profissional, reconhecido pelo Conselho Científico (CC) da NOVA FCSH.

Os candidatos são selecionados e seriados tendo em conta a classificação de licenciatura, o currículo académico e científico e a experiência profissional. Poderá ser realizada entrevista, designadamente nos casos em que se pretenda esclarecer aspetos relativos à candidatura.

Estrutura curricular

Duração: 1 semestre | Número de créditos: 30 ECTS (European Credit Transfer System).

O conjunto das unidades curriculares necessárias à obtenção dos 30 ECTS deve incluir todas as 4 unidades curriculares  obrigatórias que compõem o plano de estudos do Curso de Especialização.

Coordenação

As nossas redes

Para quem quer estar mais próximo do que está a acontecer