Conferência final do projeto de investigação "Para uma história do jornalismo em Portugal"
A conferência final do projeto de investigação “Para uma História do Jornalismo em Portugal” encerra 3 anos de trabalhos dedicados a sistematizar os aspetos mais relevantes que marcaram a transformação do jornalismo.

O evento terá lugar no Auditório B1 (Torre B, Av. de Berna) e a entrada é livre, contando com a presença de investigadores de várias Instituições de Ensino Superior portuguesas e espanholas.

Com foco no século XX, o projeto contou com a participação de 21 investigadores, divididos em equipas centradas nas várias plataformas jornalísticas: a imprensa, incluindo revistas ilustradas e uma história do jornalismo visual, a rádio e a televisão, com destaque para uma história do telejornalismo. A história dos jornalistas e das suas relações com os vários poderes políticos, bem como uma história do jornalismo português no mundo, em particular no Brasil e nos Estados Unidos, foram também objeto de estudo e investigação, conduzindo a descobertas surpreendentes acerca da precocidade, a sofisticação e a diversidade dos discursos, linguagens e formatos do jornalismo.

A conferência encerra um ciclo de três congressos internacionais e pretende apresentar os eBooks finais que resultaram da considerável produção científica, colocando em diálogo os investigadores com académicos espanhóis que irão comentar as obras.

O projeto foi desenvolvido pelo Instituto de Comunicação da NOVA (ICNOVA), sendo coordenado por Jorge Pedro Sousa (UFP) e Carla Baptista (NOVA FCSH). O programa e mais informações estão disponíveis no site da conferência e no site do projeto de investigação.

III Historia do Jornalismo em Portugal – Fontes e metodologias para a história do jornalismo (1)