Ciência Cidadã na NOVA FCSH

A Ciência Cidadã é um dos pilares da Ciência Aberta. Consiste no envolvimento e contributo ativo do público não-académico em atividades de investigação científica.

#ECOS, Memória para Todos, Memória COVID, ArtCitizenship, Memórias de Servidão e MAIs são seis dos projectos de Ciência Cidadã em curso na NOVA FCSH e abertos à participação de cidadãos/ãs.

O projeto #ECOS – Exílios, contrariar o silêncio: memórias, objetos e narrativas de tempos incertos, coordenado pela investigadora Sónia Ferreira e sediado no CRIA, interroga a memória do exílio português na Europa a partir de documentos, objetos e testemunhos que narram, representam e exibem o percurso que milhares de portugueses empreenderam nos anos 60 e 70 do séc. XX. Reúne uma equipa multidisciplinar (académicos, artistas, exilados, alunos, professores) e internacional (Portugal, França, Dinamarca) que tem vindo a produzir atividades múltiplas e colaborativas, tendo o espaço europeu como pano de fundo.

https://www.facebook.com/ExiliosECOS


O projeto Memória para Todos, coordenado pela investigadora Maria Fernanda Rollo e sediado na NOVA FCSH, é um programa de formação e investigação colaborativa e de ciência cidadã que promove o estudo, organização e disseminação do património histórico, cultural e tecnológico de Portugal, desenvolvido em estreita relação com arquivos, instituições, municípios e autarquias, escolas e associações locais. Os conteúdos reunidos (como objetos, fotografias, testemunhos áudio e vídeo, sons e outros registos) com a participação e envolvimento dos cidadãos e instituições são disponibilizados on-line em acesso aberto.

https://www.facebook.com/memoriaparatodos


O projeto Memória COVID, coordenado pela investigadora Helena da Silva e sediado no IHC, está a constituir um arquivo online com vista à disponibilização de uma coleção de livre acesso (repositório) que possa ajudar a refletir sobre como a pandemia tem sido vivida em Portugal, nas suas várias dimensões, do espaço privado ao espaço público, da quarentena ao desconfinamento, da doença à cura.
https://www.facebook.com/memoriacovid

O projeto ArtCitizenship – Juventude e as Artes da Cidadania: práticas criativas, cultura participativa e activismo, coordenado pelo investigador Ricardo Campos e sediado no CICS.NOVA, pretende investigar territórios não-institucionais de construção da cidadania e de participação na esfera pública que recorrem a dinâmicas diversas, procurando estudar de que modo a agência política está associada à agência criativa na juventude. A pesquisa centra-se em como diferentes protagonistas juvenis, individual ou colectivamente, empenhados em múltiplas causas sociais, culturais e políticas, empregam certos recursos e gramáticas criativas como forma de expressão e de participação cidadã.

https://www.facebook.com/artcitizenship 


O projeto Memórias de Servidão, coordenado pela investigadora Inês Brasão e sediado no IHC, pretende funcionar enquanto plataforma de registo oral, visual e documental da história do trabalho servil doméstico, bem como do trabalho hoteleiro, estando aberta à participação de todos os cidadão/ãs, que nela poderão registar a sua história particular ou familiar, assim como refletir sobre o tema.

https://www.facebook.com/memoriasdeservidao


O projeto MAIs – Mulheres Agricultoras em Territórios do Interior, coordenado pelo investigador Manuel Lisboa e sediado no CICS.NOVA, tem como foco estimular a cidadania activa e a visibilidade e participação social das mulheres agricultoras na esfera pública e no desenvolvimento local, conforme objectivo da Estratégia Nacional para a Igualdade e Não Discriminação e do Programa de Conciliação e Igualdade de Género das EEA Grants. Trata-se de um projeto de intervenção baseado na Teoria da Mudança, a ser implementado em São Pedro do Sul e Sabugal, posicionando-se como uma experiência piloto que poderá vir a ser replicada em outros territórios idênticos.

https://www.facebook.com/MAIS.MulheresAgricultorasTerritoriosInterior/

Conheça também a Rede Portuguesa de Ciência Cidadã: https://www.cienciacidada.pt/.